Análise de microdados do ENEM: Veja como funciona

No começo dessa semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os microdados do ENEM 2017. O objetivo é disseminar e desenvolver avaliações e informações educacionais. E, isso é possível pois os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores de escolas públicas e privadas.

E a minha escola?

Para facilitar a sua busca por informações, e sobretudo, para que você descubra como foi a performance de sua instituição no ENEM, a Evolucional preparou uma página on-line na qual é possível aferir os resultados obtidos, com base nas notas conquistadas pelos alunos. Além disso, você também conseguirá estabelecer um pequeno comparativo com outras cinco escolas.

Por que essa análise é tão importante? A partir desse tipo de estudo é possível estabelecer parâmetros para entender como anda o desempenho de sua instituição de ensino. E o melhor,  em seguida, você poderá estruturar planos de ação para sanar eventuais deficiências e fortalecer as qualidades que a sua escola já possui.

A única ressalva referente a esse levantamento é que não há a garantia de que a informação declarada pelo estudante, corresponde à instituição na qual ele estava efetivamente matriculado no ano da aplicação do ENEM. As consolidações de dados estão de acordo com a informação declarada pelo estudante no momento de sua inscrição nas edições de 2016 e 2017 do exame.

Para entender na prática, consulte o resultado de sua escola aqui.

Microdados ENEM   

Os Microdados do Enem 2017 englobam provas, gabaritos, informações sobre os itens, notas e o questionário respondido pelos participantes inscritos. Todos esses dados são disponibilizados anualmente pelo Inep.

A Evolucional. Criada em 2012 na cidade de Campinas (SP), a Evolucional une educação e tecnologia para gerar diagnósticos precisos, e assim, orientar o desenvolvimento de escolas e estudantes. Todas as soluções da empresa foram criadas por educadores com larga experiência no cotidiano escolar e atendem com exatidão às demandas do time pedagógico de instituições de ensino. Atualmente, as soluções da Evolucional estão presentes em todos os Estados brasileiros, em 393 cidades e em mais de 1150 escolas.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy