fbpx

Como Estudar Para o Enem? Conheça as Principais Formas Para o Sucesso na Prova

Autor: Nenhum comentário Compartilhar:
Como Estudar Para o Enem? Conheça as Principais Formas Para o Sucesso na Prova

O Enem, atualmente, é a principal porta de acesso para ingressar em cursos de universidades públicas e privadas. Por isso, há uma grande preocupação dos alunos do Ensino Médio em como estudar para o Enem.

Não existe uma regra nem uma forma “correta” de estudar. Cada pessoa possui seu método e organização. Porém, existem certos “macetes” de estudos que podem otimizar o desempenho no exame.

Acompanhe o artigo para saber mais!

Como estudar para o Enem?

Nos últimos tempos, as aulas on-line passaram a fazer parte da rotina, sendo cada vez mais necessário ter maior dedicação e organização. Por isso, preparamos dicas que irão te ajudar a estudar melhor para o Enem.

Defina um local de estudo

O primeiro passo é definir um local de estudo que seja tranquilo e silencioso, evitando distrações.

Além disso, é importante que o ambiente não tenha coisas que tirem seu foco, como uma sala com televisão ligada. Outra dica é manter os celulares e as redes sociais de lado enquanto estuda.

 Faça um planejamento

Há muito conteúdo a ser estudado antes das provas, não é mesmo? Por isso, a organização e o planejamento são essenciais para não acabar esquecendo de revisar alguma matéria.

Para montar esse planejamento, liste as atividades fixas que você tem durante a semana e quais os horários dessas atividades – aula, academia, almoço.

Em seguida, separe as matérias que você deve estudar e quais precisa se dedicar por ter mais dificuldade, e encaixe em seus horários livres.

Lembre-se, descansar para manter a saúde mental também é essencial. Então, para que seja possível se dedicar melhor aos estudos, separe um tempo para o lazer e descanso.

Faça resumos

Fazer um resumo com o seu entendimento do assunto é fundamental. Ele precisa abordar as ideias principais de um tema, mas sem detalhar cada aspecto.

Esse resumo será essencial no momento das revisões, pois a ideia é que, ao reler, você se lembre do assunto de forma geral e, a partir daí, acesse os detalhes por meio da memória.

Saber como estudar para o Enem exige fazer esses resumos, pois, assim, você economiza horas importantes de estudo.

Aqui, vale utilizar a forma que você mais se adapta:

  • aprende melhor ouvindo? faça seu resumo em áudio;
  • é uma pessoa mais visual? faça gráficos ou tabelas com o assunto resumido;
  • funciona melhor quando escreve? grife e faça anotações durante o processo.

Saiba o que estudar

Como a prova do Enem é extensa e são cobrados assuntos diferentes em cada área de estudo, é essencial saber quais temas vai precisar focar para fazer uma boa prova.

Para isso, é fundamental saber:

  • quais conteúdos são cobrados com frequência;
  • quais costumam ser pouco cobrados;
  • o que nunca é cobrado.

Assim, é possível direcionar os estudos de uma forma mais assertiva, concentrando suas energias no que é realmente importante.

Escreva redações

Quando falamos em como estudar para o Enem, a redação é um ponto importante. O tema, só será possível descobrir no dia da prova. Porém, as técnicas podem (e devem!) ser treinadas.

Escreva sobre os mais variados assuntos, podendo, inclusive, pegar algumas ideias de provas anteriores, temas atuais e aqueles que foram destaque na semana.

Para a redação do Enem, é necessário ir além do básico. Construa argumentos e mostre que você está por dentro do tema abordado.

Priorize questões fáceis

Diferente de outros vestibulares, o Enem é corrigido com uma metodologia específica chamada Teoria de Resposta ao Item, mais conhecida como TRI. Tal teoria atribui maior pontuação a candidatos que acertam um maior número de questões fáceis.

Ou seja, se dois candidatos acertarem 25 questões de uma prova, mas o candidato A acertar as 25 mais fáceis e o candidato B acertas as 25 mais difíceis, a nota final de A será maior que a nota final de B.

É muito importante fazer simulados e provas antigas do Enem tentando identificar e priorizar as questões mais fáceis para você em vez de questões mais difíceis, que geralmente levam mais tempo para serem resolvidas.

 Faça simulados comparáveis com o Enem

Fazer simulados faz com que você se acostume com as características da prova. O Enem é diferente de todos os outros vestibulares, com questões que envolvem diversas disciplinas e exigem grande habilidade de interpretação, além da correção pela TRI citada anteriormente.

Para entender como ele funciona e dominar essa estrutura, os simulados devem fazer parte do seu dia a dia! Com isso, é possível se sentir mais seguro para o momento do exame.

A Evolucional é especialista em simulados para o Enem, com um modelo idêntico ao do exame. Isso torna as provas confiáveis e comparáveis às do INEP.

Além disso, o simulado evolucional possui uma plataforma de diagnóstico precisa, que utiliza algoritmos para oferecer uma visão clara das qualidades da sua escola e dos pontos que devem ser trabalhados para um melhor resultado no Enem, com uma sinergia entre educação e dados!

E aí, gostou de saber como estudar para o Enem? Confira mais dicas como essa no blog da Evolucional!

Post Anterior

O Que Estudar Para o Enem? Saiba Os Assuntos Mais Comuns Ao Longo Dos Anos

Próximo Post

Sisu 2019: Tudo o que você precisa saber

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *