Redação Enem: mitos e verdades sobre a correção

No momento de produzir a redação do ENEM, muitos estudantes ficam inseguros quanto às regras de escrita do texto dissertativo e outros detalhes da prova. 

Por isso, para você que quer deixar seus alunos mais confiantes na hora do exame, aprenda com este artigo o que é boato e o que é fato nas regras da correção.

Pode usar metáfora na redação do Enem?

A metáfora é uma figura de linguagem que possui a função de criar comparativos com diferentes palavras. Pensando nisso, ela parece ser um excelente recurso para a escrita da dissertação. 

Mas será que pode usar metáfora na redação do Enem?

A resposta é sim, só que com cuidado! Não é aconselhável utilizar uma metáfora como forma de argumentação, pois é uma expressão, não um fato. Aconselhe o estudante a colocá-la em pontos estratégicos, reforçando as explicações. 

Tem que colocar título na redação do Enem?

Uma das dúvidas mais recorrentes na hora da escrita é se tem que colocar título na redação do Enem. Porém a obrigatoriedade desse item é um mito!

Inclusive, essa é uma informação que consta no manual de redação do exame: o  título da redação não é obrigatório para nenhum dos critérios.

Portanto, caso o aluno precise de  mais espaço para desenvolver suas ideias texto, ele tem a opção de não dar um título à sua produção textual

A opinião do aluno precisa ser igual à do corretor?

Essa é outra lenda muito difundida: a de que o corretor irá pontuar a redação de acordo com suas opiniões pessoais.

Na verdade, os corretores são treinados para avaliar a qualidade dos argumentos do candidato, não sua adesão a esta ou aquela posição política, por exemplo. 

Agora, o que realmente prejudica a redação é desrespeitar os direitos humanos, como o direito à dignidade, à liberdade e a condições mínimas de vida. Portanto, avise a seus alunos para refletir bem sobre suas propostas.

Pode escrever com letra de forma na redação do Enem?

A legibilidade da redação é um fator crucial para o corretor. Alguns candidatos se preocupam se é necessário escrever em letra cursiva, pois ela pode apresentar uma difícil leitura caso não seja escrita de forma caprichosa. 

Porém, caso seja esse o medo do seu aluno, saiba que ele pode escrever com letra de forma na redação do Enem. No manual de redação do candidato não há nenhuma restriçãoquanto ao tipo de escrita, só é necessário que o texto esteja legível. 

O que fazer quando se erra uma palavra na redação? Ocorre desclassificação?

Na hora do nervosismo, é comum cometer erros. Por isso, a desclassificação por rasuras é um mito!

Caso uma palavra seja escrita de forma incorreta, basta fazer um traço em cima dela e continuar escrevendo normalmente. 

Com essas informações em mãos, já é possível orientar melhor seus alunos sobre os mitos e verdades do Exame Nacional do Ensino Médio!

Você sabia que, em 2021, foi aplicada a primeira edição do , Enem digital? Confira o artigo e se informe sobre esse novo modelo de aplicação.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy