Semana dos Indicadores Educacionais: Saiba como funciona o programa

Semana dos Indicadores Educacionais será realizado entre 5 e 9 de novembro e tem como foco buscar melhores resultados para escolas municipais do Estado de São Paulo.

Ações na área da educação baseadas em indicadores são bastante comuns nos países que ostentam os melhores índices educacionais do mundo, como Finlândia ou Coreia do Sul. Como consequência, essas nações figuram constantemente no top 10 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). No Brasil, a Semana dos Indicadores Educacionais, que será realizada entre 5 e 9 de novembro, tenta incluir as escolas municipais do Estado de São Paulo nessa mesma rota de sucesso.

O evento contará com uma série de atividades direcionadas para gestores educacionais, professores, pais e alunos, sempre de forma descentralizada, ou seja, nas próprias instituições participantes. Os objetivos são capacitar gestores para a construção de planos de ação e intervenção pedagógica, além de contribuir para que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem. Prefeituras podem fazer as inscrições acessando semanadosindicadores.com.br.

Como funciona? Por meio de uma série de ações, incluindo uma avaliação diagnóstica dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, a Semana dos Indicadores Educacionais se propõe a identificar deficiências, lacunas de aprendizagem e necessidades específicas das escolas municipais participantes.  Dessa forma, com os resultados em mãos, é possível que o time pedagógico do município se empenhe em um processo de melhoria contínua, visando inclusive a resultados mais consistentes na Prova Brasil, que acontece em 2019.

Os gestores educacionais participantes terão a chance de se capacitar antes mesmo do início do evento. Eles terão acesso exclusivo a 10 horas de conteúdo online que permitirá ao gestor coletar e interpretar indicadores, traçar metas e estruturar planos de ação, bem como avaliar e acompanhar os resultados obtidos.

A Semana dos Indicadores Educacionais conta com realização da Evolucional e apoio da Educa. 

A Evolucional. Criada na cidade de Campinas (SP), a Evolucional é a idealizadora da Semana dos Indicadores Educacionais e, desde 2012, une educação e tecnologia para gerar diagnósticos precisos e, assim, orientar o desenvolvimento de escolas e estudantes. Todas as soluções da empresa foram criadas por educadores e atendem às demandas de times pedagógicos de instituições de ensino. Atualmente, as soluções da Evolucional estão presentes em todos os Estados brasileiros, em 393 cidades e em mais de 1150 escolas.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy