Sisu 2019: Tudo o que você precisa saber

Desde o dia 18 de janeiro, candidatos podem consultar seus resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio da Página do Participante. A partir do dia 22, esses candidatos poderão se inscrever no Sisu 2019.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema on-line, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Este ano, são mais de 200 mil vagas ofertadas por 129 instituições por todo o país que podem ser consultadas aqui.

Enquanto a plataforma oficial de 2019 não vai ao ar, é possível usar a ferramenta Mapa do Sisu. Ela permite utilizar os resultados do Enem para simular em quais cursos e instituições o candidato passaria com base nas notas de corte do Sisu 2018.

Primeiros passos. Para acessar o sistema no dia 22, é necessário número de inscrição do Enem e senha. Mais de 4 milhões de alunos fizeram o Enem 2018 e podem tentar acessar o Sisu 2019 ao mesmo tempo. Então, não se assuste se a plataforma apresentar instabilidade nos primeiros momentos – já aconteceu em outras edições. Acompanhe notícias em fontes confiáveis e canais oficiais, mas lembre-se de que a ordem de chegada não importa.

Enquanto o portal fica no ar, os estudantes poderão alterar suas opções de curso quantas vezes quiserem. A partir do segundo dia, será possível ver a classificação parcial e notas de corte em qualquer curso, diariamente. O Mapa do Sisu ajuda o candidato também nesse momento: atualizada todos os dias, a ferramenta reúne a evolução das notas de corte de cada curso de maneira simples e fácil de visualizar.

O Sisu 2019 fecha dia 25 de janeiro, às 23h59, e a última escolha feita é a que vai ser considerada. Então, nossa dica é não deixar para fazer alterações nos últimos momentos. A chamada regular será publicada dia 28 de janeiro.

Passei, e agora? Parabéns, candidato! As matrículas da chamada regular ocorrem de 30 de janeiro a 04 de fevereiro. Para conhecer os dias, horários e locais de atendimento, consulte a instituição de ensino responsável. Ainda vale lembrar que, com a mudança de regras para 2019, a aprovação é a única chance de matrícula. E isso vale tanto para a primeira quanto para a segunda opção. Isso porque não é mais possível abrir mão da segunda opção para entrar na lista de espera da primeira.

Não passei, e agora? Já é possível demonstrar interesse na lista de espera escolhendo apenas uma das duas opções. A partir de 07 de fevereiro, acontece a convocação dos candidatos em lista de espera. Desse momento em diante, as responsáveis pela divulgação de editais e informações sobre essa e outras possíveis chamadas são as próprias instituições de ensino que ofertam as vagas.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy