TRI e ENEM: Entenda os processos

O modelo de correção do ENEM é diferenciado. A conta pode até parecer complicada, mas o resultado privilegia o candidato com respostas mais consistentes

A cada ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vem se tornando mais importante para quem busca uma vaga no ensino superior, independente se o desejo for ingressar em uma instituição pública, privada ou mesmo para aqueles que sonham com uma vaga em uma universidade portuguesa. Para a próxima edição que acontece em novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado do Ministério da Educação e responsável pela prova, recebeu 6,7 milhões de inscrições, das quais 5,5 milhões foram confirmadas. Com tanta concorrência, conhecer o exame, a melhor maneira de resolver as questões, as exigências da redação e a forma como é corrigida é fundamental.

Diferente do que acontece, por exemplo, nos vestibulares, em que a nota final é calculada pela soma simples do número de questões acertadas, no ENEM é usada a Teoria de Resposta ao Item, a já famosa TRI. Trata-se de uma modelagem estatística que verifica a consistência das respostas fornecidas pelo candidato. Ela leva em consideração a proporção de acertos e erros no exame, a dificuldade de cada questão, o padrão de resposta do candidato e a possibilidade de acerto ou de chute. Ou seja, a prova não avalia apenas as questões respondidas corretamente.

Desempenho precisa ser consistente

De um candidato que acerta as questões mais difíceis, espera-se também que ele acerte as mais fáceis, certo? Quando isso não acontece, entende-se que ele não manteve um padrão de respostas e a sua nota tende a cair. É que o sistema identifica se o acerto foi pura sorte ou se houve algum embasamento em termos de estudos. Por isso, é comum encontrar candidatos com o mesmo número de questões certas, mas com desempenhos bastante diferentes.

Régua de notas

A TRI é usada para calcular a nota de cada uma das quatro áreas – Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias. Só a redação é corrigida de maneira tradicional, numa escala que varia de 0 a 1000 pontos.

As questões objetivas são divididas em fáceis, médias e difíceis e misturadas ao longo do exame. Não há valor mínimo nem máximo preestabelecidos. O primeiro passo é criar uma régua que tem como referência o número 500 (que é a média de 2009, primeiro ano do novo modelo de prova) e com intervalos de 100 pontos. A partir daí as questões são colocadas na régua de acordo com o grau de dificuldade.

A nota final é calculada por computador. A máquina vai considerar a consistência das respostas. Interessante não? E como o desempenho dos alunos é medido por área, cada segmento tem sua própria régua.

Apesar de o sistema parecer bem complexo, você não precisa ter medo da TRI. Afinal, ele não altera significativamente o ranking dos candidatos. Mas, ajuda a detalhar melhor as notas, auxiliando na disputa por carreira mais procuradas, em que cada milésimo faz diferença, ou ainda a evitar empates.

Se é assim, deixar questões em branco é uma vantagem?

Com certeza não! Como a correção é feita pela TRI, muitos mitos a respeito da prova circulam entre os candidatos. Um deles é a da questão em branco. Alguns acreditam que deixar de responder, eleva a nota final. Puro engano. Não há qualquer relação entre essa ideia e o desempenho no exame.

Pré-teste do ENEM

Mas, agora você pode estar se perguntando: “Então, o que define o que é uma questão fácil de uma difícil?”. Para chegar a essa conclusão, o Inep realiza um pré-teste com alunos do Ensino Médio de todo o País. Com as respostas obtidas, cada questão tem seu grau de dificuldade apurado e aí sim é definida a sua posição na régua. Esse teste também serve para garantir a qualidade da prova. Depois disso, um imenso banco de dados de questões é criado, do qual são retiradas as 180 que irão compor o próximo exame.

Lembre-se: com a TRI tentar uma boa nota valendo-se do fator sorte não é possível. Então, o melhor é investir numa boa preparação para o ENEM. Divida seu tempo de estudos, monte um calendário e planeje sua estratégia. Leia livros, assista a filmes, procure manter-se bem informado sobre assuntos atuais e faça as provas dos anos anteriores. Acertar o máximo de questões possíveis, independentemente do modelo de correção, ainda é o melhor negócio para quem quer garantir o acesso à universidade.

Fazer simulados ENEM, funciona?

Com toda a certeza, esse é um dos melhores métodos para preparar seus alunos para conseguirem um bom desempenho no ENEM. Com o Simulado ENEM Evolucional, por exemplo, sua instituição de ensino terá todos os dados necessários para prever o resultado que terá no exame, e saber quais pontos precisam ser trabalhados.

Além disso, as provas são idênticas ao modelo do ENEM, e com distribuição de questões de acordo com a matriz de competências e habilidades do INEP. Contar com essa solução em sua escola pode garantir um desempenho de alta performance para sua escola.

Gostou do texto dessa semana? Continue sempre nos visitando! Temos sempre conteúdos superbacanas feitos especialmente para você.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy