bloco de anotação com a indicação de uma ferramenta de gestão escolar

Ferramentas para gestão escolar: como implementar na sua escola?

Saiba como as metas SMART e o plano 5W2H podem transformar a gestão da sua escola e promover um planejamento estratégico eficiente

Na gestão escolar, uma das principais dificuldades é transformar objetivos em metas realizáveis. Isso porque, muitas vezes, os objetivos gerais são vagos e subjetivos, enquanto as metas devem ser claras, objetivas e mensuráveis. Aqui, apresentaremos duas ferramentas que podem ajudar nesse processo: as metas SMART e o plano 5W2H.

A Meta SMART é uma abordagem estratégica para a definição de metas, em que cada letra do acrônimo representa um critério essencial para uma meta eficaz: Específica (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Achievable), Relevante (Relevant) e Temporal (Time-based). Essa metodologia pode ser especialmente útil na gestão escolar, ajudando a definir metas claras e tangíveis para a instituição.

Já o plano 5W2H é uma ferramenta para planejamento que ajuda a elaborar um plano de ação eficaz. As letras representam sete perguntas fundamentais que devem ser respondidas para cada tarefa: O quê? (What), Quem? (Who), Quando? (When), Onde? (Where), Por quê? (Why), Como? (How) e Quanto custa? (How much).

Defina metas claras e tangíveis

Planejar ações com antecedência é o primeiro passo para iniciar a aplicação das metas SMART. É importante estabelecer metas claras e tangíveis para que os objetivos sejam atingidos. Por exemplo, uma escola estabeleceu a seguinte missão: “Assegurar a plena formação dos estudantes e o desenvolvimento de suas potencialidades”.

Embora pareça coerente, não pode ser tratada como meta, pois faltam elementos de especificidade e temporalidade. Um objetivo estratégico mais próximo da realidade seria: “Elevar a pontuação dos estudantes no Enem”. Pensando em um nível além, mais específico ainda seria: “Aumentar a média da escola em redação, de 698 para 750 pontos, nos simulados de redação aplicados no ano vigente”.

Quando a escola tem o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos, uma meta SMART para esse objetivo poderia ser: “Aumentar a média geral de notas dos alunos em 10% até o final do próximo semestre acadêmico”. Esta meta é específica (aumentar a média de notas), mensurável (em 10%), alcançável (com esforços focados), relevante (contribui para a melhoria do desempenho dos alunos) e temporal (até o final do próximo semestre).

Elabore um plano de ação

Na gestão escolar, o plano 5W2H é uma ferramenta que pode ser utilizada para planejar a implementação das metas SMART. Por exemplo, para a meta de aumentar a média de notas em 10%, o plano 5W2H pode definir as ações específicas a serem tomadas, quem será responsável por cada ação, quando e onde essas ações ocorrerão, por que são importantes, como serão realizadas e quanto custarão.

Outro exemplo poderia ser: a divulgação de um evento da escola demandará 4 horas de trabalho semanais da pessoa que coordena os eventos e duas horas de trabalho semanais da secretária. O custo de confecção dos banners é estimado em R$ 300.

Utilize cada uma das perguntas fundamentais a serem respondidas e crie uma tabela com o seu plano de ação. Não é necessário que o plano tenha um número grande de etapas, pois isso dificulta a visão das ações imediatas.

A sua rotina de planejamento nunca será a mesma

A combinação das metas SMART com o plano 5W2H pode proporcionar uma abordagem estratégica e eficaz para a gestão escolar, permitindo que os gestores transformem objetivos, desejos e ideias em metas realizáveis e elaborem planos de ação detalhados para atingi-las.

Neste sentido, é essencial que os gestores escolares se familiarizem com essas ferramentas e aprendam a aplicá-las na sua prática diária. Com uma abordagem de planejamento estratégico eficaz, será mais fácil alcançar os objetivos desejados e promover uma gestão escolar de alta qualidade.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre as ferramentas citadas, deseja explorar vários exemplos e ter acesso a um material mais completo sobre diversas estratégias eficazes de gestão escolar, temos uma recomendação!

Convidamos você a conhecer o livro “Por uma evolução da gestão pedagógica: ferramentas e processos para alavancar a cultura do uso de dados e evidências na sua escola”. Escrito por Vinícius Freaza e Cícero Gomes Jr., este é um recurso indispensável para qualquer profissional de educação comprometido em impulsionar o desempenho e a eficácia de sua instituição. Publicado pela Evolucional em maio de 2023, o livro é uma contribuição significativa para o campo da gestão escolar. Clique aqui para saber mais.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy