Saiba o que é gestão escolar e qual o papel do gestor nas escolas

A escola é um dos ambientes mais importantes para a formação humana. Além de conhecimentos formais, os alunos também adquirem aprendizados para a vida. Por isso, administrar esse espaço é uma tarefa de muita seriedade. Neste artigo, entenda o que é gestão escolar e quais são os pilares para uma gerência.

O que é gestão escolar?

A gestão escolar diz respeito à administração da escola como um todo, levando em consideração seus setores e objetivos específicos, buscando elevar a eficiência dos seus processos. 

Normalmente, a gestão escolar é associada à imagem do diretor, que é o líder da escola e cabeça da equipe administrativa, pois é ele quem certifica e avalia se tudo está conforme o planejado. Entretanto, ele não atua sozinho, também fazem parte desse time:

  • o vice-diretor:  quem faz a ponte entre o diretor e o corpo docente;
  • o coordenador pedagógico: responsável por acompanhar o desenvolvimento de alunos e professores, bem como os resultados;
  • o orientador educacional: faz a mediação entre a escola, os alunos e os pais ou responsáveis.

O termo “gestão escolar”, no sentido que conhecemos hoje, começou a ser utilizado em meados da década de 80, quando especialistas passaram a considerar que administrar uma instituição de ensino não era igual a gerir uma empresa de outro setor. 

Nesse caso, a expertise administrativa precisava ser adaptada à realidade educacional. Por isso, a gestão escolar tem alguns pilares específicos.

Pilares da gestão escolar

Ao todo, a gestão escolar se baseia em seis pilares, que devem ser postos em prática em conjunto. Eles unem princípios administrativos e educacionais. Conheça a seguir:

1. Gestão pedagógica

A gestão pedagógica é o pilar mais relevante e deve ser prioridade. Diz respeito à manutenção do planejamento educacional, que deve estabelecer:

  • metas de resultados da instituição;
  • o currículo escolar;
  • ações e estratégias do professores;
  • quais recursos serão necessários para colocar os planos em prática. 

2. Gestão administrativa

Consiste em gerenciar os recursos materiais, físicos e financeiros da instituição.

3. Gestão financeira

Trata somente da administração dos recursos financeiros, controlando entradas e saídas de capital, definindo o destino das verbas e garantindo que o dinheiro seja distribuído de acordo com as necessidades de cada área e atividade do colégio.

4. Gestão de recursos humanos

O setor de RH é responsável por lidar com o corpo docente, com os discentes e também com os pais e responsáveis. 

5. Gestão de comunicação

Refere-se à comunicação interna da escola com os estudantes e os seus pais e responsáveis. 

6. Gestão de tempo e qualidade do ensino

Deve estimular que todos os setores aumentem a produtividade a fim de melhorar o desempenho educacional. 

Para uma boa administração da escola, dados sobre o desempenho dos alunos podem auxiliar no aprimoramento das estratégias ano após ano. 

A plataforma Evolucional, por exemplo, disponibiliza informações sobre a performance dos estudantes por área de conhecimento, matérias, habilidades e competências, ajudando o gestor a mapear o que precisa de reforços. Conheça mais sobre o sistema Evolucional

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy