Sobre o ENEM: Tudo o que você precisa saber

O que preciso saber sobre o ENEM?

Prepare-se! Em alguns dias, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em todo o país

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5.5 milhões de estudantes de todo o Brasil devem colocar seus conhecimentos à prova e participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
Nessa reta final, organizar bem o tempo, definindo períodos para revisar disciplinas e relembrar conceitos, pode fazer toda a diferença para o sucesso no exame.

Mas, além de estudar os conteúdos que serão exigidos, é preciso também dar especial atenção ao lado emocional. Afinal, por ser uma prova importante, o ENEM costuma ser sinônimo de pressão para muitos participantes, e isso pode acabar se tornando uma barreira. Dormir o necessário, alimentar-se de forma saudável e não deixar de ter momentos de lazer são atividades essenciais para atenuar a tensão.

Além de se preocupar com a saúde, tanto a física quanto a mental, e com o conteúdo que será exigido na prova, é preciso pensar nas questões logísticas de deslocamento até o local de exame e qual será o kit que você levará para os dias de prova.

Reunimos informações indispensáveis para você se programar da melhor forma. Confira!

Onde vou fazer a minha prova?

Para consultar o local de prova, o candidato pode entrar na Página do Participante, onde os Cartões de Confirmação de Inscrição já estão disponíveis. Eles trazem instituição, bloco, andar e sala de aplicação do exame, além da opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e, se for o caso, o tipo de atendimento especial.

É obrigatório levar o Cartão de Confirmação de Inscrição?

A apresentação dele não é obrigatória, mas o Ministério da Educação, o MEC, recomenda
que o cartão de confirmação seja levado, para facilitar a localização do local de prova.

Horário de Verão

É importante ficar muito atento ao horário de verão, já que seu início será no primeiro dia de aplicação de provas, 4 de novembro. O governo federal voltou atrás de sua decisão de adiá-lo para 18 de novembro, e seu início está confirmado para a data do exame.

O início dos exames é sempre definido de acordo com o horário de Brasília. Oficialmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começarão às 13h30 (aqui, vale o lembrete: horário de Brasília). O primeiro dia terá 5 horas e 30 minutos de duração máxima, enquanto o segundo contará com 5 horas para a realização do exame.

Abaixo, listamos os horários LOCAIS de fechamento dos portões:

13h (fechamento dos portões no horário local)
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio
Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo

12h (fechamento dos portões no horário local)

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins

11h (fechamento dos portões no horário local)

Amazonas (EXCETO: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga), Rondônia, Roraima

10h (fechamento dos portões no horário local)
Acre, Amazonas (APENAS 13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)

Confira o mapa desenvolvido pelo G1 aqui.

O que devo levar?

• Documento de identificação original com foto. São aceitos somente
documentos originais (cópias, mesmo autenticadas, serão rejeitadas), dentre eles cédula de identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista e
Passaporte. Caso você tenha perdido ou tenha sido roubado, é necessário levar o Boletim de Ocorrência (BO).

• Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). O
leitor óptico da correção da Folha de Respostas reconhece apenas a tinta preta, por isso a exigência pela cor. O tubo precisa ser totalmente transparente. O
recomendado é que se leve mais de uma caneta, por precaução.

O que é indicado que eu leve?

O Cartão de Confirmação de Inscrição, como já dissemos, não é de apresentação obrigatória, mas pode ajudar na hora de você se localizar.

É importante também a hidratação durante a prova, especialmente por ser um período de temperaturas já elevadas. Para levar líquidos não alcoólicos ou água, é preciso usar garrafas transparentes e sem rótulos.

Alimentos também estão liberados. O indicado é que sejam leves, como barras de cereais, frutas, balas, chocolates e sanduíches naturais. Como o lanche é feito dentro da própria sala, são recomendados alimentos de fácil manuseio.

O que posso levar, mas não posso usar durante a prova?

Os celulares serão guardados em uma embalagem plástica que será fornecida pelos fiscais de sala. Ela será lacrada pelo estudante e precisará ficar embaixo da cadeira durante toda a permanência do participante em sala.

Moedas, chaves e alarmes (de carro, por exemplo) serão identificados pelo detector de metais, então precisarão ser guardados também em um saco plástico entregue pelos fiscais de sala. Esses elementos ficam fora dos bolsos para que o participante não seja “identificado” pelo detector de metais quando for ao banheiro durante o exame.

Os relógios também são de uso proibido dentro da sala de aula, bem como itens de chapelaria (bonés, chapéus, gorros etc) e óculos escuros. Caso você esteja usando algum deles no dia da prova, será preciso tirá-lo e guardá-lo antes de entrar na sala de aplicação.

O que não posso levar?

Rádios e itens de comunicação.

Armas (mesmo para quem tem porte legal).

Materiais que não sejam necessários, como agendas e cadernos.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy