Como funciona a classificação de escolas no Enem?

Em 2005, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, pela primeira vez, a classificação de escolas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por meio dos Microdados do exame por escola. O ranking, porém, foi descontinuado no ano de 2015.

Para dar continuidade à visibilidade desses dados  e  facilitar o acesso de  informações às instituições, a Evolucional preparou uma página on-line onde é possível verificar  os resultados consolidados  e realizar uma comparação entre escolas, com base nas notas conquistadas pelos alunos.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Neste artigo você verá:

  • histórico dos microdados Enem;
  • microdados Enem Evolucional;
  • como melhorar  a classificação da sua escola no Enem?

Histórico dos microdados do Enem por escola

Os microdados do Enem por escola foram divulgados pela primeira vez no ano de 2005, pelo Inep. Porém, a classificação foi descontinuada no ano de 2015 “em função da inadequação do uso dos resultados como indicador de qualidade do ensino médio e o uso inapropriado, feito pela mídia e alguns gestores educacionais, que buscavam ranquear as escolas”, segundo o site do Inep.

Embora a classificação de escolas tenha sido descontinuada, anualmente, o INEP disponibiliza os microdados, onde constam informações como: provas, gabaritos, notas e um questionário respondido pelos participantes inscritos.

Microdados Enem Evolucional

Com base nas informações divulgadas anualmente pelo INEP, a Evolucional tabulou os dados brutos por meio da plataforma Microdados Enem Evolucional, onde é possível aferir os resultados obtidos por sua instituição de ensino de acordo com os resultados alcançados pelos alunos. Além disso, com a realização de um cadastro gratuito, também pode-se estabelecer um comparativo com outras cinco escolas.

Tal análise de dados é fundamental para estabelecer parâmetros a fim de diagnosticar o desempenho da instituição e, dessa forma, traçar planos de ação com base nas eventuais necessidades  encontradas no diagnóstico.

Como melhorar  a classificação da sua escola no Enem?

A partir dos Simulados e da plataforma Enem Evolucional é possível prever a classificação da escola no Enem, por meio da ferramenta Simulador de Ranking Enem. Nela, pode-se comparar as notas que os seus alunos alcançaram no simulado Evolucional atual com a classificação das escolas consolidada a partir dos microdados disponibilizados pelo Inep referentes à edição mais recente do exame oficial.

Ao acessar a ferramenta, as notas do simulado já estarão preenchidas automaticamente. Dessa forma, é possível conferir a posição que a instituição ocuparia com essas notas e a posição que sua escola ficou na  última  classificação no  Exame Nacional do Ensino Médio.

O simulador permite uma comparação dos resultados da sua escola com todas as outras instituições do país, de um estado ou cidade específicos. Além disso, é possível escolher se a simulação será feita com ou sem a nota de redação.

Para orientar o trabalho e possibilitar um planejamento estratégico, a plataforma Evolucional permite que seja feita uma alteração das notas e simulação de diferentes cenários. Tais informações auxiliarão na alavancagem da escola no Enem.

Gostou de saber como funciona a classificação de escolas no Enem? Entre em contato com a Evolucional para conhecer mais sobre a ferramenta.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy