Entenda o que são as competências e habilidades na educação

Em 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entrou em vigência para as escolas públicas e privadas do Brasil. Isso agitou as discussões sobre as competências e habilidades na área da educação que, de acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), são sinônimos de direitos e objetivos de aprendizagem, respectivamente. 

Compreender esses conceitos e saber relacioná-los na rotina escolar é primordial para promover um ensino de qualidade alinhado à BNCC e favorecer uma aprendizagem significativa, ou seja, aquela que ocorre pela interação dos conhecimentos prévios do aluno com as novas informações apresentadas pelo professor. 

Continue a leitura para entender melhor o que são as competências e habilidades na educação! Neste texto você verá:

  • o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?;
  • o que são competências no contexto educacional?;
  • o que são habilidades na educação?;
  • por que trabalhar competências e habilidades na sala de aula?;
  • como a Evolucional pode ajudar a desenvolver as competências e habilidades dos seus alunos?

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) determina que o currículo e a proposta pedagógica de todos os sistemas de ensino brasileiro devem ser norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sendo assim, a BNCC é um documento que define quais aprendizagens são essenciais e em quais etapas os alunos devem desenvolvê-las. Essas aprendizagens são descritas como competências e habilidades. 

O que são competências no contexto educacional?

As competências dizem respeito à capacidade de mobilizar habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do trabalho. 

Por exemplo, para ler um livro o aluno precisa colocar em prática as suas habilidades de leitura e interpretação de texto para assimilar as informações ali contidas. 

As dez competências gerais que devem ser desenvolvidas na educação básica são:

  • conhecimento;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • cultura digital;
  • trabalho e projeto de vida;
  • argumentação;
  • autoconhecimento e autocuidado;
  • empatia e cooperação;
  • responsabilidade e cidadania.

O desenvolvimento dessas competências elencadas na BNCC vão ao encontro do artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que diz que a educação tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e do trabalho. 

Além das competências gerais, existem também as específicas, que devem ser desenvolvidas dentro de cada área de conhecimento. Por exemplo, no Ensino Médio, em Linguagem e suas tecnologias, existe a competência específica abaixo, de acordo com a BNCC:

“4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza”.

O que são habilidades na educação?

Já as habilidades, no contexto educacional, dizem respeito a aptidões que devem ser aprendidas em cada componente curricular, que irão permitir a aplicação prática das competências descritas na BNCC. 

De modo geral, elas aparecem complementando um verbo. Um exemplo de uma habilidade a ser aprendida numa aula de Ciências é: identificar e nomear as partes do corpo humano.

Por que trabalhar competências e habilidades na sala de aula?

A BNCC trouxe várias mudanças à sala de aula que foram necessárias para adequar o processo de ensino à contemporaneidade. 

Por muito tempo a escola foi um ambiente que visava meramente transmitir o conhecimento. Contudo, vivemos na era digital, em que a informação está facilmente disponibilizada e basta um clique para acessar. Com isso, o papel do professor e da escola mudou.

A repetição de conceitos não precisa mais ser o foco da educação, mas sim orientar os alunos a como reunir esses conhecimentos e aplicá-los no cotidiano para se desenvolver como indivíduo, se sobressair na vida e no mercado de trabalho. 

Trabalhar competências e habilidades na sala de aula é colocar o aluno como ator principal do seu processo de aprendizagem e dar oportunidade para ele se preparar para os desafios que enfrentará fora da escola.

Além disso, as grandes avaliações do país, como o ENEM e o Saeb, embora ainda sejam tradicionais, estão no epicentro de discussões atuais para que sejam alinhadas às novas demandas da BNCC e novo ensino médio.
Por exemplo, as questões do ENEM trazem quais as competências e habilidades da Matriz de Referência são trabalhadas em cada uma delas, e podem ter uma correspondência direta ou mesmo indireta com as habilidades descritas na BNCC.

Como a Evolucional pode ajudar a desenvolver as competências e habilidades dos seus alunos?

Utilizando a tecnologia do simulado Enem Evolucional, que é totalmente alinhado à matriz e ao método de correção TRI do ENEM, é possível visualizar os resultados dos alunos com base no desempenho de competências e habilidades. 

A nossa plataforma fornece um diagnóstico preciso que permite a visualização de pontos fortes e também de pontos de atenção. 

Isso permite buscar melhores resultados no futuro, pois dá subsídio para a elaboração de estratégias de intervenção assertivas, como a elaboração de planos de aula e ações educativas alinhadas às maiores necessidades dos educandos.

Além de ser uma ótima ferramenta para avaliar indicadores educacionais, os simulados da Evolucional ainda permitem que os alunos se preparem para a avaliação do ENEM.
Faça como mais de 2400 escolas e leve a Evolucional para os seus alunos. Agende já uma reunião pelo nosso site!

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy