Formação de professores: Como qualificá-los para sua proposta pedagógica

Um dos papéis que as escolas devem desempenhar é promover a formação de professores. A qualificação continuada desses profissionais é importante para contribuir com a melhoria constante da instituição educacional.

Continue a leitura para compreender a importância de investir na formação de professores e veja quatro estratégias que irão ajudar a elaborar uma proposta de qualificação!

Por que investir na formação de professores?

A formação de professores é um processo contínuo. Sempre vão existir pontos a serem melhorados, como alinhar o estilo de aula, bem como inovações tecnológicas na área da educação. 

Promover a qualificação do seu corpo docente é fundamental para garantir o melhor desempenho em sala de aula, ajustando pontos de melhoria e oferecendo mais conhecimento aos alunos.

Além disso, o processo de formação continuada também serve para ensinar aos profissionais os valores e a missão da instituição. Assim, a atuação deles estará sempre alinhada com a proposta pedagógica.

4 estratégias que irão te ajudar a elaborar uma proposta de qualificação de professores

Na hora de elaborar uma proposta de qualificação de professores é importante ter em mente as quatro estratégias a seguir:

1. Diagnóstico das dificuldades do corpo docente

O ponto de partida para elaborar uma proposta de formação continuada é entender quais aspectos precisam ser melhorados. 

Para extrair essas informações, você pode pedir para os professores compartilharem as suas maiores dificuldades em sala de aula, bem como solicitar que eles façam uma autoavaliação. 

Colher essas informações será importante para o passo três.

2. Compreender com os alunos quais são os pontos que eles sentem que precisam ser melhorados

Também é importante ter a visão dos alunos a respeito dos professores. Para isso, é possível aplicar questionários nos quais eles precisam dar notas de zero a dez em vários aspectos, como uso da tecnologia em sala de aula, tipos de avaliações aplicadas, inovação, etc. 

Faça essa isso, pelo menos, uma vez por ano.

3. Planejar encontros de formação de professores

Sabendo as dificuldades dos professores e a visão dos alunos, é possível entender quais são os pontos que precisam ser trabalhados e melhorados no seu corpo docente. Após mapeá-los, é necessário organizar encontros de formação de professores para tratar dessas temáticas. 

Eles podem ser feitos na forma de seminários e, para avaliar o que foi aprendido, é possível aplicar dinâmicas ou pedir para que eles apresentem relatórios do que absorveram de cada atividade.

4. Indicar cursos e fomentar a participação do corpo docente

Com a facilidade da internet, existem vários cursos gratuitos disponíveis, assim como  webinars, workshops e outros tipos de encontros. Indique essas oportunidades e estimule a participação dos professores com bônus salariais, por exemplo.

Investir na formação continuada de professores é uma ótima estratégia para garantir a qualidade de ensino. Mas, além disso, é necessário também agir para melhorar o desempenho dos alunos! Leia a respeito no artigo!

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy