fbpx

O Que Fazer Depois Que Sair o Resultado Do Enem?

Autor: Nenhum comentário Compartilhar:
O que fazer depois que sair o resultado do Enem?

O resultado do Enem não é aguardado apenas pelos estudantes, mas também pelos professores e gestores pedagógicos. Afinal, é nesse momento que todos saberão se as estratégias adotadas foram as mais eficientes. 

Para você que trabalha em escola e quer o melhor para os alunos, é importante conhecer qual foi a pontuação média. Neste artigo, você verá: 

  • quais ações tomar depois do resultado do Enem;
  • como orientar os alunos sobre o que fazer com a pontuação do Enem.

Quais ações tomar depois do resultado do Enem?

Assim que souber a pontuação média da escola no Enem, é possível traçar algumas decisões pedagógicas para melhorar o desempenho no próximo ano. Por exemplo: será que houve alguma área do conhecimento em que os estudantes tiveram mais dificuldade? 

A partir disso, a escola poderá propor aulas de reforço e outras atividades para potencializar o aprendizado. É normal que cada estudante seja melhor em uma matéria ou outra. No entanto, é importante que ele consiga se desenvolver bem em todos os tipos de conteúdos. 

Cada instituição de ensino poderá determinar quais são as melhores medidas a serem tomadas. Mas vale pensar nestas opções: 

  • comunicar-se de maneira mais assertiva com os alunos, mostrando o quão importante é se dedicar para o exame, pois ele é porta de entrada para várias universidades;
  • capacitar ainda mais os professores: Com isso, eles poderão engajar e ensinar dos estudantes da melhor maneira; 
  • experimentar novos recursos pedagógicos: será que não vale a pena inovar? A tecnologia, por exemplo, pode ser uma grande aliada da educação. Você pode optar até por plataformas que oferecem simulados com os mesmos métodos de correção do Enem.

Como orientar os alunos sobre o que fazer com a pontuação do Enem

Depois de sair o resultado do Enem, também é importante orientar os alunos sobre o que eles podem fazer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Lembre-se de explicar estas possibilidades:

  • SiSU: Sistema de Seleção Unificada que permite a entrada em universidades públicas de todo o país;
  • ProUni: programa que oferece bolsas de estudo de 50 a 100% em universidades privadas, mas somente para quem fez ensino médio em escola pública ou com bolsa integral;
  • Fies: financiamento estudantil para cursos superiores em universidades privadas. 

Leia agora como funciona a classificação de escolas no Enem e melhore o posicionamento da sua instituição!

Post Anterior

Como o Coordenador Pedagógico e Gestores Podem Preparar os Alunos Para o Enem

Próximo Post

Formação de Professores ─ Como Qualificá-los Para Sua Proposta Pedagógica

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *