Como o coordenador pedagógico e gestores podem preparar os alunos para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma importante ferramenta para os estudantes ingressarem nas universidades. Por esse motivo, é necessário que o coordenador pedagógico e os gestores estejam alinhados para preparar os alunos. Além dos conteúdos das aulas, vale a pena pensar em outras estratégias. 

Continue a leitura para ver o que pode ser feito para garantir um bom desempenho dos estudantes do seu colégio!

Quais estratégias o coordenador pedagógico pode sugerir pensando no Enem?

Para incentivar os alunos a se prepararem para o Enem, é necessário, primeiramente, mostrar a importância dessa prova. Afinal, ela pode ser a porta para diversas oportunidades, como ingresso na universidade pública ou privada. 

Também vale notar a realidade que os jovens vivem atualmente. Segundo dados do TIC Kids Online Brasil 2019, cerca de 95% das crianças e adolescentes acessam a internet pelo celular. Como se sabe, isso pode fazer com que elas fiquem mais distraídas e sejam mais estimuladas, por conta dos conteúdos digitais. 

Diante desse cenário, é interessante pensar em formas de atrair mais a atenção dos adolescentes, oferecendo mais do que os conteúdos em sala de aula. Veja só!

Promover eventos para tirar dúvidas

Muitos estudantes não sabem ainda qual carreira pretendem seguir e quais são as possibilidades que o ensino superior oferece. Que tal fazer plantões de dúvidas e levar profissionais para que possam interagir com eles?

Somado a isso, a coordenação e a gestão da escola podem tirar as dúvidas sobre o Enem. Por exemplo: qual é a média de acertos para passar em Direito? Como fazer uma redação para obter uma nota alta? Essas questões podem ser levantadas no evento!

Realizar projetos complementares

Outra ideia interessante é realizar projetos para complementar as aulas. Dessa forma, os alunos poderão desenvolver atividades diferentes e interagir entre si para absorver os conteúdos.

As aulas de literatura, por exemplo, podem servir para debates sobre livros. Já as atualidades podem se transformar em jogos de perguntas e respostas. Esses momentos ajudarão a atrair mais a atenção dos jovens e contribuirá para o aprendizado.

Usar a tecnologia de forma estratégica

Que tal usar a tecnologia como aliada para preparar os alunos? A Evolucional é uma plataforma que possui simulados do Enem com correção TRI, ou seja, a mesma que avalia os estudantes no exame nacional. 

Assim, você proporcionará mais uma ferramenta para os estudantes se preparem e aumentem as chances de eles chegarem mais calmos ao dia da prova, já que irão se habituar ao formato do exame.

Além disso, a ferramenta da Evolucional permite uma análise dos pontos fortes e pontos a melhorar dos estudantes e, dessa forma, é possível personalizar melhor o conteúdo passado aos estudantes, baseado em dados e estatísticas  

Quer saber mais? Conheça a estratégia pedagógica que ajuda no desempenho do Enem!

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy