fbpx

Como Elevar o Desempenho Do Aluno No Enem?

Autor: Nenhum comentário Compartilhar:
Como elevar o desempenho dos alunos no enem

Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser uma das principais portas de entrada para as universidades públicas e privadas do país, além de ser aceito em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Ademais, os resultados do desempenho do aluno no exame possibilitam o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais da instituição de ensino.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes sobre como melhorar o desempenho dos estudantes no Enem em sua escola. Confira!

Como é possível melhorar o desempenho do aluno no Enem? 

Para que haja a melhora do desempenho do aluno, é preciso identificar, trabalhar e superar os pontos de dificuldade dos estudantes. Para isso, é possível seguir pelos seguintes passos:

1. Planeje os objetivos da instituição 

Para traçar um caminho assertivo, é preciso definir qual o objetivo da instituição, baseado na realidade e contexto atual, considerando o desempenho do aluno no ENEM.

Entre a finalidade que a escola almeja alcançar é possível citar:melhora da nota em alguma área específica ou melhora da média geral.

Esse objetivo deve nortear a definição de ações e tarefas que devem ser colocadas em prática e que vão ajudar a instituição a alcançar o resultado desejado.

Também é no planejamento que devem ser previstas as ferramentas necessárias para auxiliar na obtenção dos resultados esperados.

Nesse ponto, por exemplo, é possível incluir simulados com correção TRI, para avaliação dos pontos fortes e os a melhorar dos alunos, além da possibilidade de preparação para o Exame. 

Os Simulados Evolucional, por exemplo, permitem enxergar a situação da sua escola e ajudam a planejar mudanças de estratégia. Além disso, oferecem correções TRI, ajustadas na mesma régua do ENEM, o que garante uma previsão muito mais precisa da nota da escola e do desempenho dos alunos.

Os simulados também possibilitam que os estudantes se acostumem às características do Exame, o que fornece maior segurança no momento da prova.

 2. Acompanhar e avaliar de forma contínua 

A equipe da instituição deve realizar todas as tarefas que foram definidas no planejamento. Além disso, avaliar de forma contínua os alunos oferece maior entendimento  se eles estão evoluindo conforme o esperado.

Para essa análise, é necessário:

    • analisar os relatórios de desempenho do aluno nos simulados;
    • acompanhar a evolução dos estudantes;
  • verificar os pontos fortes e a melhorar, identificando a necessidade ou não de um trabalho mais personalizado para recuperação de eventuais lacunas de aprendizado.

 3. Foque na produção de redações 

O texto da redação tem um peso considerável na pontuação final do Enem. Por isso, é essencial que os professores incentivem as práticas de redação, a fim de desenvolver essa habilidade nos estudantes.

Para incentivá-los, é preciso:

  • entender a necessidade e a dificuldade dos estudantes;
  • incentivar a leitura;
  • valorizar e incentivar a criatividade;
  • promover debates e discussões que estimulem a construção de argumentação por parte dos alunos.

Com essas práticas bem alinhadas e desenvolvidas, é possível melhorar o desempenho dos estudantes no Enem. 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Confira também os assuntos mais comuns no exame ao longo dos anos.

Post Anterior

Contratando Professores? Veja Como Fazer Um Processo Seletivo Mais Assertivo

Próximo Post

Como o Coordenador Pedagógico e Gestores Podem Preparar os Alunos Para o Enem

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *