Como elevar o desempenho do aluno no Enem?

Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser uma das principais portas de entrada para as universidades públicas e privadas do país, além de ser aceito em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Ademais, os resultados do desempenho do aluno no exame possibilitam o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais da instituição de ensino.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes sobre como melhorar o desempenho dos estudantes no Enem em sua escola. Confira!

Como é possível melhorar o desempenho do aluno no Enem? 

Para que haja a melhora do desempenho do aluno, é preciso identificar, trabalhar e superar os pontos de dificuldade dos estudantes. Para isso, é possível seguir pelos seguintes passos:

1. Planeje os objetivos da instituição 

Para traçar um caminho assertivo, é preciso definir qual o objetivo da instituição, baseado na realidade e contexto atual, considerando o desempenho do aluno no ENEM.

Entre a finalidade que a escola almeja alcançar é possível citar:melhora da nota em alguma área específica ou melhora da média geral.

Esse objetivo deve nortear a definição de ações e tarefas que devem ser colocadas em prática e que vão ajudar a instituição a alcançar o resultado desejado.

Também é no planejamento que devem ser previstas as ferramentas necessárias para auxiliar na obtenção dos resultados esperados.

Nesse ponto, por exemplo, é possível incluir simulados com correção TRI, para avaliação dos pontos fortes e os a melhorar dos alunos, além da possibilidade de preparação para o Exame. 

Os Simulados Evolucional, por exemplo, permitem enxergar a situação da sua escola e ajudam a planejar mudanças de estratégia. Além disso, oferecem correções TRI, ajustadas na mesma régua do ENEM, o que garante uma previsão muito mais precisa da nota da escola e do desempenho dos alunos.

Os simulados também possibilitam que os estudantes se acostumem às características do Exame, o que fornece maior segurança no momento da prova.

 2. Acompanhar e avaliar de forma contínua 

A equipe da instituição deve realizar todas as tarefas que foram definidas no planejamento. Além disso, avaliar de forma contínua os alunos oferece maior entendimento  se eles estão evoluindo conforme o esperado.

Para essa análise, é necessário:

    • analisar os relatórios de desempenho do aluno nos simulados;
    • acompanhar a evolução dos estudantes;
  • verificar os pontos fortes e a melhorar, identificando a necessidade ou não de um trabalho mais personalizado para recuperação de eventuais lacunas de aprendizado.

 3. Foque na produção de redações 

O texto da redação tem um peso considerável na pontuação final do Enem. Por isso, é essencial que os professores incentivem as práticas de redação, a fim de desenvolver essa habilidade nos estudantes.

Para incentivá-los, é preciso:

  • entender a necessidade e a dificuldade dos estudantes;
  • incentivar a leitura;
  • valorizar e incentivar a criatividade;
  • promover debates e discussões que estimulem a construção de argumentação por parte dos alunos.

Com essas práticas bem alinhadas e desenvolvidas, é possível melhorar o desempenho dos estudantes no Enem. 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Confira também os assuntos mais comuns no exame ao longo dos anos.

 

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy