Contratando professores? Veja como fazer um processo seletivo mais assertivo

Sua escola está contratando professores? É muito importante que o processo seletivo seja bem estruturado para que haja uma contratação assertiva, pois isso irá refletir diretamente no funcionamento da sua instituição.

Continue a leitura para ver quatro dicas que irão te ajudar a recrutar profissionais com o perfil adequado!

4 dicas para escolas que estão contratando professores

Você, gestor escolar, que está contratando professores, precisa seguir estas quatro dicas para fazer um processo seletivo mais assertivo! Confira!

1. Determine bem qual é o perfil do profissional que você quer e filtre os currículo

O primeiro passo para realizar um bom recrutamento é ter bem delimitado qual é o perfil do profissional que você deseja atrair para a sua instituição. Por exemplo, se o profissional tem os mesmos valores da escola, como disciplina positiva.

Para conseguir entender melhor o perfil do candidato,  é interessante realizar testes comportamentais e de personalidade. 

Aqui, também é importante pensar nas qualificações profissionais que são imprescindíveis para trabalhar na sua escola, como uma pós-graduação ou mestrado em alguma área específica, caso seja necessário. Com tudo isso determinado, é hora de filtrar os currículos e preparar a entrevista.

2. Prepare as perguntas com antecedência

Agora que já delimitou o perfil do profissional que está buscando, é importante que você faça as perguntas certas para conseguir conhecer o candidato e descobrir se ele atende às expectativas. 

Por exemplo, se você quer descobrir como ele age em momentos de estresse, pergunte da situação mais desafiadora que ele já passou em sala de aula, com relação aos estudantes, e como ele lidou. 

Na hora da entrevista, tente quebrar o gelo antes oferecendo um café ou mostrando a escola, por exemplo. Assim, o professor fica menos nervoso e consegue ter uma desenvoltura melhor na conversa, o que te ajuda a extrair mais informações.

3. Deixe um momento para o candidato falar livremente

Abra um espaço para que o candidato possa tirar dúvidas a respeito da escola ou falar outras informações sobre ele mesmo quando você já tiver terminado as suas perguntas. 

4. Monte uma banca para avaliar a didática

Para avaliar a didática do candidato, é importante que você peça para que ele elabore um plano de aula de 50 minutos. Mas, na hora do processo seletivo, deixe que execute apenas por 15 minutos. 

Com isso, você já tem insumos suficientes para conhecer o estilo de aula do professor e saber se ele será o profissional adequado para os seus alunos.

Se você está contratando professores, saiba que realizar um recrutamento assertivo é fundamental para garantir o bom funcionamento da escola e o desempenho dos alunos. Para você que gostou de saber mais sobre esse assunto, confira o artigo que fala da importância de tomar decisões pedagógicas baseadas em dados!

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy