Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser uma das principais portas de entrada para as universidades públicas e privadas do país, além de ser aceito em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Ademais, os resultados do desempenho do aluno no exame possibilitam o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais da instituição de ensino.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes sobre como melhorar o desempenho dos estudantes no Enem em sua escola. Confira!
Como é possível melhorar o desempenho do aluno no Enem?
Para que haja a melhora do desempenho do aluno, é preciso identificar, trabalhar e superar os pontos de dificuldade dos estudantes. Para isso, é possível seguir pelos seguintes passos:
1. Planeje os objetivos da instituição
Para traçar um caminho assertivo, é preciso definir qual o objetivo da instituição, baseado na realidade e contexto atual, considerando o desempenho do aluno no ENEM.
Entre a finalidade que a escola almeja alcançar é possível citar:melhora da nota em alguma área específica ou melhora da média geral.
Esse objetivo deve nortear a definição de ações e tarefas que devem ser colocadas em prática e que vão ajudar a instituição a alcançar o resultado desejado.
Também é no planejamento que devem ser previstas as ferramentas necessárias para auxiliar na obtenção dos resultados esperados.
Nesse ponto, por exemplo, é possível incluir simulados com correção TRI, para avaliação dos pontos fortes e os a melhorar dos alunos, além da possibilidade de preparação para o Exame.
Os Simulados Evolucional, por exemplo, permitem enxergar a situação da sua escola e ajudam a planejar mudanças de estratégia. Além disso, oferecem correções TRI, ajustadas na mesma régua do ENEM, o que garante uma previsão muito mais precisa da nota da escola e do desempenho dos alunos.
Os simulados também possibilitam que os estudantes se acostumem às características do Exame, o que fornece maior segurança no momento da prova.
2. Acompanhar e avaliar de forma contínua
A equipe da instituição deve realizar todas as tarefas que foram definidas no planejamento. Além disso, avaliar de forma contínua os alunos oferece maior entendimento se eles estão evoluindo conforme o esperado.
Para essa análise, é necessário:
- analisar os relatórios de desempenho do aluno nos simulados;
- acompanhar a evolução dos estudantes;
- verificar os pontos fortes e a melhorar, identificando a necessidade ou não de um trabalho mais personalizado para recuperação de eventuais lacunas de aprendizado.
3. Foque na produção de redações
O texto da redação tem um peso considerável na pontuação final do Enem. Por isso, é essencial que os professores incentivem as práticas de redação, a fim de desenvolver essa habilidade nos estudantes.
Para incentivá-los, é preciso:
- entender a necessidade e a dificuldade dos estudantes;
- incentivar a leitura;
- valorizar e incentivar a criatividade;
- promover debates e discussões que estimulem a construção de argumentação por parte dos alunos.
Com essas práticas bem alinhadas e desenvolvidas, é possível melhorar o desempenho dos estudantes no Enem.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Confira também os assuntos mais comuns no exame ao longo dos anos.