fbpx

Gestor Escolar — Como Melhorar O Desempenho Dos Alunos?

Autor: Nenhum comentário Compartilhar:
Gestor Escolar

O gestor escolar, embora possa desempenhar diferentes papéis dentro da escola, é uma peça fundamental para promover e garantir a qualidade educacional de uma instituição. Para esse objetivo ele assume o posto de “gestor pedagógico”, uma figura central na instituição, com uma visão analítica capaz de alavancar a aprendizagem dos alunos.  

Quer entender quais ações esse profissional pode realizar para melhorar o desempenho dos estudantes? Então, leia o artigo até o final. 

veja neste artigo:

1. qual a importância do gestor escolar no processo educativo?

2. quais são as atribuições gerais do gestor pedagógico?

3. 6 ações que podem ser tomadas pelo gestor escolar para melhorar o desempenho dos aluno

Qual a importância do gestor escolar no processo educativo?

O gestor escolar é o orientador e a referência para todo o corpo docente. Ele  é importante porque através da coordenação da equipe  equipe promove a integração  de diferentes departamentos para buscar melhorias e sincronia no funcionamento da  instituição como um todo.  

Como o processo de aprendizagem dentro de uma instituição é bastante plural e diverso, o gestor pedagógico deve ser um facilitador para o corpo docente,  ajudando os professores a tomarem as melhores decisões e implementarem as melhores práticas,  tendo como prioridade o aprendizado  dos alunos e o alinhamento com os objetivos das instituições.  

Ele é o profissional que visa garantir orientações claras e objetivas, ponderando e valorizando sempre o ponto de vista de seus colegas, estimulando a experimentação de novas metodologias e também executando os planos de ação conforme o planejado. 

Quais são as atribuições gerais do gestor pedagógico?

O profissional responsável pela gestão pedagógica da escola precisa ter uma visão 360º, para que seja possível compreender quais ações devem ser postas em prática, a partir de um olhar crítico dos processos estabelecidos, dos objetivos e informações disponíveis da instituição. 

Algumas das atribuições inerentes ao papel de gestor pedagógico são::

  • participação no processo de capacitação de professores e coordenadores para que eles se mantenham atualizados e haja a construção de um relacionamento próximo;
  • promoção de uma cultura de feedback com todos os profissionais envolvidos nas ações pedagógicas, para manter um alinhamento com a equipe e promover ações de melhorias nos processos escolares;
  • orientações e monitoramento de ações (como aulas complementares, aplicação de atividades individuais e experimentos em sala de aula), para verificar se estão sendo seguidas como planejado;
  • avaliação do desempenho dos professores e alunos periodicamente, por meio de avaliações diagnósticas, para obter dados objetivos que permitam a criação de estratégias (como aula expositiva específica, seminários, aplicação de simulados e aulas práticas), tendo em vista uma melhoria da qualidade de ensino da instituição;
  • comprometimento em seguir planejamentos;
  • foco em ações que tragam resultados.

6 ações que podem ser tomadas pelo gestor escolar para melhorar o desempenho dos alunos

Ter clareza das atribuições da gestão pedagógica e comprometimento em cumprí-las,  como por exemplo,  as ações mencionadas anteriormente, já é um ponto de partida  na busca por  melhorias internas. 

Para colocar em prática atitudes que promovam diretamente melhoria de desempenho dos alunos, é necessário realizar:

  1. elaboração de propostas e incentivo ao corpo docente para adoção de novas abordagens em salas de aula, como inserção de tecnologia em atividades ou, então, fomentar debates entre os estudantes;
  2. acompanhamento mais próximo dos alunos com baixo rendimento, por meio de reforços escolares, feedbacks periódicos, aplicação de atividades extras e materiais de apoio personalizados, por exemplo;
  3. aplicação periódica de avaliações e simulados, para coletar informações do desempenho dos estudantes;
  4. análise de dados obtidos com as avaliações e simulados, para a estruturação de planos de ação;
  5. monitoramento contínuo dos dados coletados e construção de comparativos com as informações anteriores;
  6. ações pontuais com alunos que apresentam dificuldades que não foram solucionadas, mesmo após o acompanhamento mais próximo.

Agora que você já sabe como o gestor escolar pode melhorar o desempenho estudantil, conheça um pouco sobre os indicadores educacionais e decisões estratégicas.

Post Anterior

Decisões Pedagógicas Baseadas Em Dados — Indicadores Educacionais E Decisões Estratégicas

Próximo Post

Dicas Para Manter Uma Rotina De Estudos

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *