Avaliação formativa: Entenda o conceito e como aplicá-lo diariamente na sua escola

A avaliação formativa é um dos instrumentos que visa promover uma análise individual dos alunos, a fim de compreender como está sendo o processo de ensino-aprendizagem. Por esse motivo, ela deve ser feita de forma contínua na rotina escolar. 

Esse processo vai muito além de dar uma nota ao estudante, pois ele auxilia na consolidação do conhecimento e serve de insumo para os professores otimizarem o planejamento das aulas e das atividades didáticas. 

Confira a seguir com mais detalhes o que é a avaliação formativa e como aplicá-la diariamente na sala de aula!

O que é avaliação formativa?

Existem vários tipos de avaliações, cada uma com um objetivo específico. Diferente das avaliações tradicionais ─ que visam verificar o desempenho do aluno, baseado no que ele demonstrou ter aprendido ─ a avaliação formativa visa a promoção da aprendizagem, pois permite a fixação do conhecimento.

Sendo assim, esse instrumento avaliativo tem como objetivo acompanhar a evolução do estudante dentro das disciplinas. Com ela, é possível perceber pontos de destaque e pontos de atenção dos estudantes, bem como quais competências e habilidades eles precisam desenvolver.

Além disso, as avaliações formativas são uma ferramenta para os professores avaliarem se a sua metodologia de ensino está sendo assertiva, além de dar suporte para a formulação de novas estratégias.

Para que essa metodologia seja efetiva, é importante que o aluno esteja no centro da prática pedagógica e tenha clareza de todos os detalhes da avaliação.

Como esse processo visa acompanhar o desenvolvimento dos alunos, ele deve ser realizado frequentemente. Confira a seguir como promover a avaliação formativa diariamente na sua escola!

Como aplicar a avaliação formativa diariamente?

As avaliações formativas devem servir como um feedback, tanto para o aluno, quanto para o professor. Dessa forma, pode ser feita de modo informal, ou seja, sem que seja necessária uma prova escrita, por exemplo.

Nesse sentido, é importante priorizar uma diversidade de instrumentos avaliativos, para que o processo seja democrático e atenda às particularidades de cada educando. Alguns métodos para realizar a avaliação formativa são:

  • redação após concluir um projeto de ensino;
  • trabalhos em grupo;
  • seminários;
  • auto-avaliação;
  • debate em sala de aula;
  • verificar as anotações feitas no caderno.

Existem uma gama de instrumentos que podem ser utilizados para promover a avaliação formativa dos estudantes. Para aproveitar esse recurso, coloque-o sempre no seu planejamento de aulas.

Se você gostou desse texto, leia também sobre indicadores educacionais e decisões estratégicas!

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy