O que é curva de aprendizagem e como funciona?

A curva de aprendizagem é um gráfico que tem como objetivo avaliar o grau de complexidade do entendimento de um conteúdo, tendo como base o tempo de estudo dedicado. Ou seja, identifica-se se existe proporcionalidade entre o ganho de conhecimento com o tempo despendido. 

A partir dessa interpretação, um educador pode buscar identificar maneiras de tornar o processo de aprendizado dos alunos mais rápido, para que eles possam dominar um tema em um curto espaço de tempo. 

Para entender um pouco mais sobre o que é esse gráfico e como ele funciona, continue a leitura!

O que é o conceito de curva de aprendizado?

Como dito anteriormente, a curva de aprendizagem analisa se determinado indivíduo está evoluindo em seus estudos, já que identifica a relação entre quantidade de tempo dedicada a estudar e o conteúdo absorvido nesse período

A representação geométrica consiste em duas linhas como referência:

  • a vertical: indica a proficiência do estudante quanto ao conteúdo estudado;
  • a horizontal: indica o tempo utilizado para estudar determinado conteúdo.

curva de aprendizagem

O conceito da curva de aprendizado foi criado por Hermann Ebbinghaus em 1885, com foco no campo da psicologia da aprendizagem. No entanto, só obteve aplicação com Theodore Wright, professor e engenheiro aeronáutico, que tinha como objetivo calcular o custo de produção por meio dessa ideia.

Com o passar dos anos, a curva de aprendizagem também passou a fazer parte do ambiente escolar, servindo como uma ferramenta para instituições e docentes monitorarem o processo de aprendizagem e a evolução dos seus alunos.

Como funciona  a curva da aprendizagem?

Primeiramente, é importante ressaltar que estudos e análises sobre o processo de absorção do conhecimento compreendem que o início do aprendizado é mais lento, por isso a representação gráfica é feita por uma curva e não uma reta. 

Outra questão interessante é que o gráfico também aborda o fenômeno natural de que existirão momentos de estabilidade e de progressão. 

Dessa maneira, é possível interpretar quando determinado tema é mais complexo, pois a curva do aprendizado será mais longa, mostrando um maior tempo gasto nos estudos para absorção do conhecimento. 

Ao final do processo, o conceito também espera que ocorra uma estabilidade da curva, pois parte-se do princípio de que a aprendizagem possui um limite. Então, o estudante atinge o pico de conhecimento e mantém a produtividade. 

Uma questão importante é que a curva de aprendizagem é utilizada para avaliar estudos pontuais, ou seja, para cada novo elemento aprendido, uma nova curva se inicia. 

Como impedir a curva do esquecimento?

O mesmo criador da curva do aprendizado, Hermann Ebbinghau, também se dedicou a estudar como funcionava a memorização de informações no cérebro humano, o que resultou no conceito de curva do esquecimento.

Basicamente, o filósofo constatou um comportamento natural da mente humana: o esquecimento gradativo ao longo do tempo. Então, por mais que um tema tenha sido exaustivamente estudado, a tendência é esquecê-lo até restarem poucas memórias sobre ele. 

Esse estudo implica na explicação da necessidade de revisões e até mesmo novas metodologias de aprendizado. Afinal, a diminuição da proficiência de determinado assunto é absolutamente natural. Então, para dar continuidade à curva da aprendizagem, é necessário reforçar e otimizar o processo de estudo. 

Como ter um plano de ação pedagógico voltado à curva do aprendizado?

Para melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes da sua instituição a partir da utilização da curva do aprendizado, você pode criar um planejamento educacional pautado em ações como:

  • adoção do método científico nos processos pedagógicos: teste hipóteses, valide qual metodologia tem impacto positivo na curva e continue testando e experimentando até alcançar os resultados esperados;
  • revisão das metodologias utilizadas dentro de sala de aula: experimente estilos diferentes de abordagens nas aulas, seja com dinâmicas, exercícios ou, então, maior trabalho colaborativo com os estudantes. Observe que tipo de ação tem resultado mais satisfatório na curva (não se esqueça de levar o tempo em consideração também);
  • experimentação de novas práticas pedagógicas: utilize revistas educacionais, fóruns de discussão e webinars como fonte para enriquecer o repertório de referências e conhecimento de inovações em educação. Identifique o que é mais relevante para seu contexto educacional e faça experimentações. Lembre-se de sempre analisar a curva para aferir se estão havendo ganhos ou não;
  • aplicação de simulados periódicos: uma maneira prática de aferir desempenho dos alunos é aplicando simulados com determinada frequência. Dessa forma, de acordo com os resultados das avaliações, pode-se comprovar como foi a evolução dos alunos entre os intervalos de uma prova e outra.

Agora que você já sabe o que é curva de aprendizado e como ela funciona, conheça mais sobre os indicadores educacionais e como tomar decisões estratégicas na área educacional se baseando em dados!

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