Em 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entrou em vigência para as escolas públicas e privadas do Brasil. Isso agitou as discussões sobre as competências e habilidades na área da educação que, de acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), são sinônimos de direitos e objetivos de aprendizagem, respectivamente.
Compreender esses conceitos e saber relacioná-los na rotina escolar é primordial para promover um ensino de qualidade alinhado à BNCC e favorecer uma aprendizagem significativa, ou seja, aquela que ocorre pela interação dos conhecimentos prévios do aluno com as novas informações apresentadas pelo professor.
Continue a leitura para entender melhor o que são as competências e habilidades na educação! Neste texto você verá:
- o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?;
- o que são competências no contexto educacional?;
- o que são habilidades na educação?;
- por que trabalhar competências e habilidades na sala de aula?;
- como a Evolucional pode ajudar a desenvolver as competências e habilidades dos seus alunos?
O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) determina que o currículo e a proposta pedagógica de todos os sistemas de ensino brasileiro devem ser norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sendo assim, a BNCC é um documento que define quais aprendizagens são essenciais e em quais etapas os alunos devem desenvolvê-las. Essas aprendizagens são descritas como competências e habilidades.
O que são competências no contexto educacional?
As competências dizem respeito à capacidade de mobilizar habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do trabalho.
Por exemplo, para ler um livro o aluno precisa colocar em prática as suas habilidades de leitura e interpretação de texto para assimilar as informações ali contidas.
As dez competências gerais que devem ser desenvolvidas na educação básica são:
- conhecimento;
- pensamento científico, crítico e criativo;
- repertório cultural;
- comunicação;
- cultura digital;
- trabalho e projeto de vida;
- argumentação;
- autoconhecimento e autocuidado;
- empatia e cooperação;
- responsabilidade e cidadania.
O desenvolvimento dessas competências elencadas na BNCC vão ao encontro do artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que diz que a educação tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e do trabalho.
Além das competências gerais, existem também as específicas, que devem ser desenvolvidas dentro de cada área de conhecimento. Por exemplo, no Ensino Médio, em Linguagem e suas tecnologias, existe a competência específica abaixo, de acordo com a BNCC:
“4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza”.
O que são habilidades na educação?
Já as habilidades, no contexto educacional, dizem respeito a aptidões que devem ser aprendidas em cada componente curricular, que irão permitir a aplicação prática das competências descritas na BNCC.
De modo geral, elas aparecem complementando um verbo. Um exemplo de uma habilidade a ser aprendida numa aula de Ciências é: identificar e nomear as partes do corpo humano.
Por que trabalhar competências e habilidades na sala de aula?
A BNCC trouxe várias mudanças à sala de aula que foram necessárias para adequar o processo de ensino à contemporaneidade.
Por muito tempo a escola foi um ambiente que visava meramente transmitir o conhecimento. Contudo, vivemos na era digital, em que a informação está facilmente disponibilizada e basta um clique para acessar. Com isso, o papel do professor e da escola mudou.
A repetição de conceitos não precisa mais ser o foco da educação, mas sim orientar os alunos a como reunir esses conhecimentos e aplicá-los no cotidiano para se desenvolver como indivíduo, se sobressair na vida e no mercado de trabalho.
Trabalhar competências e habilidades na sala de aula é colocar o aluno como ator principal do seu processo de aprendizagem e dar oportunidade para ele se preparar para os desafios que enfrentará fora da escola.
Além disso, as grandes avaliações do país, como o ENEM e o Saeb, embora ainda sejam tradicionais, estão no epicentro de discussões atuais para que sejam alinhadas às novas demandas da BNCC e novo ensino médio.
Por exemplo, as questões do ENEM trazem quais as competências e habilidades da Matriz de Referência são trabalhadas em cada uma delas, e podem ter uma correspondência direta ou mesmo indireta com as habilidades descritas na BNCC.
Como a Evolucional pode ajudar a desenvolver as competências e habilidades dos seus alunos?
Utilizando a tecnologia do simulado Enem Evolucional, que é totalmente alinhado à matriz e ao método de correção TRI do ENEM, é possível visualizar os resultados dos alunos com base no desempenho de competências e habilidades.
A nossa plataforma fornece um diagnóstico preciso que permite a visualização de pontos fortes e também de pontos de atenção.
Isso permite buscar melhores resultados no futuro, pois dá subsídio para a elaboração de estratégias de intervenção assertivas, como a elaboração de planos de aula e ações educativas alinhadas às maiores necessidades dos educandos.
Além de ser uma ótima ferramenta para avaliar indicadores educacionais, os simulados da Evolucional ainda permitem que os alunos se preparem para a avaliação do ENEM.
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