Um dos maiores desafios encontrados na gestão de uma escola é lidar com o desinteresse dos alunos e a frustração dos professores à frente das salas de aula. Esses são problemas crônicos do formato de ensino atual que podem ser resolvidos com uma abordagem diferente, como a aprendizagem adaptativa.
Se você enfrenta desafios como estes na instituição que coordena, precisa conhecer esse formato inovador.
Neste artigo, vamos explicar o que é este conceito, como ele funciona na prática e as suas principais vantagens para alunos e professores. Continue lendo para entender melhor!
Desafios do modelo tradicional de educação
Dentro de uma sala de aula, cada aluno tem a sua forma única de aprender e absorver conhecimento. Existem aqueles com predisposição a entender matemática, mas que nunca compreenderam direito o uso da crase. Há aqueles que aprendem após longas maratonas de leituras e outros que só entendem uma matéria depois de ouvir um podcast.
Mesmo diante do conhecimento dessa infinidade de possibilidades, o sistema de ensino tradicional, na atualidade, desconsidera a existência dessas particularidades.
O currículo escolar padronizado, que unifica o conteúdo, ignora a diversidade e considera que todos os estudantes aprendem da mesma forma. Isso gera inúmeros problemas tanto para os alunos quanto para as escolas.
Os estudantes podem desenvolver problemas de autoconfiança, por acharem que não são bons ou que não se “encaixam”, com isso o aprendizado é prejudicado pela falta de interesse e os professores ficam desgastados por não saberem como agir nesses casos.
O que é aprendizagem adaptativa?
A aprendizagem adaptativa é um mecanismo contrário a esse modelo de ensino tradicional. Nele, o estudo e os conteúdos são adaptados e personalizados para cada aluno, considerando seus interesses, objetivos, ritmo de absorção e nível escolar.
Essa é uma das maiores tendências da educação nos últimos anos e tem como grande aliada a tecnologia. Afinal, é realmente impossível para um professor, sozinho, mapear as necessidades e dificuldades de uma turma inteira que, em média, tem 30 alunos nas salas de Ensino Médio — segundo dados do Censo Escolar de 2019.
Como funciona a aprendizagem adaptativa?
Sistemas de aprendizagem adaptativa, como é o Evolucional no preparo para vestibulares, são uma inteligência artificial. Sendo assim, ele também aprende e se desenvolve com o tempo, de modo a continuar adaptando o ensino ao estudante conforme ele vai utilizando a plataforma.
O princípio da aprendizagem adaptativa é a personalização individual do ensino para cada estudantes. Normalmente, esse processo é feito em quatro níveis ou etapas diferentes:
- autoavaliação: o aluno indica, por autoconsciência, quais são suas preferências, dificuldades, metas e objetivos. Isso dá poder de participação ao estudante no seu próprio processo de aprendizagem;
- segmentação: o sistema de avaliação reúne grupos de alunos que tenham características semelhantes que são identificadas por meio de perguntas mais objetivas, tais como nível escolar, demografia, objetivos, entre outros;
- cognição: nessa etapa também há uma segmentação entre os estudantes, mas, dessa vez, ela é feita a partir da forma como eles recebem e absorvem a matéria;
- integral: por último, o estudante recebe a indicação do seu “plano de estudos” personalizado com base nas suas características pessoais.
Além disso, os softwares também liberam relatórios que auxiliam os professores nas salas de aula.
Veja as principais vantagens desse modelo para alunos e professores a seguir:
5 benefícios da aprendizagem adaptativa para alunos e professores
A aprendizagem adaptativa, com todas as suas particularidades e benefícios, põe fim a alguns problemas característicos do modelo tradicional. Entenda melhor:
1. Facilita a organização
Quando o professor recebe indicadores educacionais específicos sobre o desempenho e as dificuldades dos seus alunos, ele consegue estruturar melhor o seu plano de aula para contemplar todas essas necessidades. Os alunos também acabam beneficiados porque terão suas principais questões solucionadas.
2. Torna o trabalho mais produtivo
O trabalho do professor é otimizado com o uso dessas ferramentas tecnológicas porque ele não precisa fazer o mapeamento de ensino sozinho. Dessa forma, ele consegue identificar com muito mais facilidade quais são os gargalos de comunicação com os estudantes e pensar em um planejamento educacional para melhorar isso.
3. Correção automática das atividades
Grande parte do tempo e do esforço de trabalho dos professores é gasto na correção de atividades. A automatização desse processo liberaria mais tempo para que esses profissionais focassem nos planos de estudos e no próprio autoaperfeiçoamento.
4. Protagonismo do aluno
O ensino tradicional se baseia na imposição. O aluno entra no sistema e não tem o direito de tomar nenhuma decisão sobre como gerir o seu próprio conhecimento. A abordagem adaptativa propõe a patinação direta do aluno nessa escolha, o que acaba por provocar mais interesse nos discentes.
5. Autonomia de aprendizado
Assim como os professores, os alunos também têm acesso aos seus resultados e isso pode os ajudar a trilhar um caminho de autoconhecimento. Com essas informações, eles conseguem focar naquilo que tem mais dificuldade, se dedicar a aprimorar o que gostam mais, e utilizar meios que sejam mais indicados a sua forma e estilo de aprendizado.
A Evolucional é um sistema de aprendizagem adaptativa focado no preparo para o Enem e outros vestibulares. Acreditamos que a educação personalizada pode melhorar os resultados e ajudar os estudantes a alcançarem o sonho do Ensino Superior.
Conheça mais sobre a Evolucional e veja como podemos ajudar a sua escola.