Qual a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar?

A gestão de uma instituição de ensino pode ser dividida em duas grandes áreas  que se complementam: a gestão pedagógica e a gestão escolar.

Cada uma delas é responsável por aspectos distintos, mas, ambas precisam estar alinhadas visando os mesmos objetivos para que a escola atinja sua missão.

Quer saber mais sobre a gestão pedagógica e gestão escolar? Confira o artigo com a explicação sobre cada uma delas.

O que é gestão escolar?

Apesar de ter como objetivo principal a educação de seus alunos, uma escola também é um negócio e, com isso, é necessário administrar os recursos disponíveis. Por isso, a gestão escolar se faz necessária, sendo o setor responsável pela área administrativa, financeira e estratégica do negócio.

Dessa forma, todos os processos necessários para o bom andamento de uma empresa são de responsabilidade desse setor, como: cuidar do pagamento de contas, da folha dos colaboradores, relacionamento com fornecedores, compra de  materiais e ainda deve estudar o mercado no qual a instituição está inserida, ajustando a oferta da escola ao seu público-alvo.

Sem uma boa administração dos recursos e cumprimento das burocracias e normas  obrigatórias do setor educacional, todo o desempenho da instituição pode ficar comprometido, afetando negativamente a qualidade da educação oferecida.

O que é gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é uma área específica das  instituições de ensino, e é responsável pelo planejamento pedagógico da escola e pela  definição das diretrizes e práticas educacionais.

Essa área também tem a função de comunicar e tornar clara a proposta pedagógica da escola à sua comunidade de professores, alunos, pais e responsáveis.

Em resumo, esse setor se conecta diretamente com o objetivo principal da escola, garantindo  com que a sua missão e razão de existir  saiam do papel. Além disso, ela deve auxiliar  os colaboradores a entregarem  a melhor educação possível aos alunos, promovendo formações e capacitações alinhadas à sua proposta educacional.

Qual é a diferença entre gestão escolar e gestão pedagógica?

Como citamos anteriormente, a gestão escolar de uma instituição de ensino se volta ao gerenciamento empresarial e às estratégias do negócio.

Já a gestão pedagógica tem como objetivo o planejamento e a garantia da execução da proposta pedagógica em si. Ela deve  atender a missão primordial da escola e a sua atividade-fim, tornando-a clara para a comunidade.

Com isso, a gestão escolar e a gestão pedagógica são fundamentais uma para outra, como complemento. É impossível uma instituição de ensino ser bem sucedida se apenas uma dessas áreas obtiver êxito.

Quando a gestão escolar, que é a base da organização da instituição, está bem ajustada, ela abre espaço para  que a gestão pedagógica possa cumprir sua missão e alcançar o  seu objetivo, pelos quais  os pais, responsáveis e  alunos se interessam e confiam.

Gostou de saber mais sobre a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar? Continue acompanhando o blog da Evolucional para mais conteúdo.

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy