A escola é um dos ambientes mais importantes para a formação humana. Além de conhecimentos formais, os alunos também adquirem aprendizados para a vida. Por isso, administrar esse espaço é uma tarefa de muita seriedade. Neste artigo, entenda o que é gestão escolar e quais são os pilares para uma gerência.
O que é gestão escolar?
A gestão escolar diz respeito à administração da escola como um todo, levando em consideração seus setores e objetivos específicos, buscando elevar a eficiência dos seus processos.
Normalmente, a gestão escolar é associada à imagem do diretor, que é o líder da escola e cabeça da equipe administrativa, pois é ele quem certifica e avalia se tudo está conforme o planejado. Entretanto, ele não atua sozinho, também fazem parte desse time:
- o vice-diretor: quem faz a ponte entre o diretor e o corpo docente;
- o coordenador pedagógico: responsável por acompanhar o desenvolvimento de alunos e professores, bem como os resultados;
- o orientador educacional: faz a mediação entre a escola, os alunos e os pais ou responsáveis.
O termo “gestão escolar”, no sentido que conhecemos hoje, começou a ser utilizado em meados da década de 80, quando especialistas passaram a considerar que administrar uma instituição de ensino não era igual a gerir uma empresa de outro setor.
Nesse caso, a expertise administrativa precisava ser adaptada à realidade educacional. Por isso, a gestão escolar tem alguns pilares específicos.
Pilares da gestão escolar
Ao todo, a gestão escolar se baseia em seis pilares, que devem ser postos em prática em conjunto. Eles unem princípios administrativos e educacionais. Conheça a seguir:
1. Gestão pedagógica
A gestão pedagógica é o pilar mais relevante e deve ser prioridade. Diz respeito à manutenção do planejamento educacional, que deve estabelecer:
- metas de resultados da instituição;
- o currículo escolar;
- ações e estratégias do professores;
- quais recursos serão necessários para colocar os planos em prática.
2. Gestão administrativa
Consiste em gerenciar os recursos materiais, físicos e financeiros da instituição.
3. Gestão financeira
Trata somente da administração dos recursos financeiros, controlando entradas e saídas de capital, definindo o destino das verbas e garantindo que o dinheiro seja distribuído de acordo com as necessidades de cada área e atividade do colégio.
4. Gestão de recursos humanos
O setor de RH é responsável por lidar com o corpo docente, com os discentes e também com os pais e responsáveis.
5. Gestão de comunicação
Refere-se à comunicação interna da escola com os estudantes e os seus pais e responsáveis.
6. Gestão de tempo e qualidade do ensino
Deve estimular que todos os setores aumentem a produtividade a fim de melhorar o desempenho educacional.
Para uma boa administração da escola, dados sobre o desempenho dos alunos podem auxiliar no aprimoramento das estratégias ano após ano.
A plataforma Evolucional, por exemplo, disponibiliza informações sobre a performance dos estudantes por área de conhecimento, matérias, habilidades e competências, ajudando o gestor a mapear o que precisa de reforços. Conheça mais sobre o sistema Evolucional.