Como e quando fazer um planejamento educacional

O planejamento educacional é um plano que servirá para nortear todas as atividades pedagógicas que ocorrerão ao longo do ano letivo. A elaboração desse documento é muito importante para garantir que, no final dos semestres, a escola tenha contribuído positivamente para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.

Veja abaixo quando o planejamento educacional deve ser produzido e como fazê-lo com quatro dicas práticas!

Quando fazer um planejamento educacional? Confira 4 dicas práticas que irão te ajudar a elaborar o documento

O papel do planejamento educacional é servir como um guia para as atividades escolares. Com isso, ele deve ser feito sempre no início do ano letivo. 

Contudo, é importante que esse plano não seja engessado e possa ser alterado de acordo com as necessidades da escola ao longo do tempo.

Para te ajudar a elaborar esse documento, nós reunimos quatro dicas práticas. Confira!

1. Defina os objetivos

O ponto de partida de todo planejamento é saber onde você quer chegar. Portanto, defina metas e objetivos de ensino que devem ser alcançados até o fim do ano letivo. Como elevar as notas médias dos estudantes no Enem, com relação ao ano passado. 

Para esse caso, por exemplo, é importante traçar um plano de ação com simulados para que seja possível acompanhar e detectar os pontos fortes e a melhorar de cada turma, a fim de obter um planejamento mais assertivo, que possibilite o aumento da nota no exame. 

2. Siga as diretrizes do MEC

Por mais que cada instituição de ensino tenha as suas próprias regras de conduta, tendo liberdade de adotar as metodologias pedagógicas que mais se enquadrem ao seu perfil de ensino, é necessário seguir à risca o que está definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ou seja, ensinar em cada série os assuntos determinados pela base.

Isso é importante para garantir que os seus alunos aprendam as diretrizes curriculares básicas, bem como para evitar a perda de autorização do funcionamento da sua instituição.

3. Peça ao corpo docente para montar um bom plano de aulas

Ter um bom plano de aula é fundamental para garantir o sucesso do planejamento escolar, pois dessa forma é possível acompanhar de perto o andamento das atividades didáticas, a fim de garantir que todo o conteúdo será cumprido devidamente. 

Nele, os professores devem colocar o conteúdo que será abordado em cada dia de aula, os objetivos de aprendizagem, recursos didáticos utilizados e as competências e habilidades que serão trabalhadas. 

4. Defina um calendário escolar

Estipular datas para cumprimento de tarefas e metas é muito importante para garantir que elas sejam concretizadas. Por isso, é preciso montar um calendário escolar. 

Esse documento deve conter:

  • as aulas de cada turma, bem como os assuntos que serão debatidos e atividades que serão realizadas;
  • semanas de prova;
  • outros tipos de avaliação;
  • dias que terão simulado;
  • atividades extracurriculares;
  • reuniões;
  • projetos de ensino.

Seguindo essas dicas, o planejamento educacional da sua escola será um sucesso. 

Se você gostou de ler sobre esse assunto, confira também o nosso artigo sobre como o gestor escolar pode otimizar o desempenho dos alunos!

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy