fbpx

Avaliação De Desempenho ─ Como Implementar Uma Cultura De Feedback 360º Na Sua Escola

Autor: Nenhum comentário Compartilhar:
Feedback 360 para fazer a avaliação de desempenho escolar

A avaliação de desempenho é um processo que deve ser feito continuamente nas escolas, a fim de perceber as dificuldades dos alunos e direcioná-los. Essa atividade também pode ser utilizada para analisar a atuação dos professores. Uma ferramenta eficiente para isso é implementar uma cultura de feedback 360º.

Caso ainda não conheça esse instrumento, não se preocupe. A Evolucional irá explicar de forma prática como realizar uma avaliação de desempenho que promova o desenvolvimento tanto do corpo docente quanto dos educandos. 

O que é feedback 360º?

O feedback 360º é uma prática muito utilizada no ambiente corporativo, mas que, pelos resultados positivos que traz, também vem sendo amplamente aplicado nas instituições educacionais.

Pensando em um contexto empresarial, a ideia do feedback 360º é que exista um momento no qual todos os componentes de uma equipe se avaliem mutuamente, independentemente do grau de hierarquia. Dessa forma, os colaboradores recebem feedbacks dos seus superiores, bem como o contrário.

Esse modelo é muito interessante, pois muda o padrão de avaliação unilateral e quebra o estigma de que apenas aqueles que ocupam uma posição inferior na hierarquia organizacional tem pontos a serem melhorados. 

No ambiente educacional, para que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo, não pode existir essa ideia de que o professor ocupa um degrau mais alto do que o aluno, já que a comunicação na sala de aula deve sempre ser uma via de mão dupla. Contudo, essa imagem ainda pode estar presente na mente de muitos educandos.

Realizar o feedback 360º abre esse diálogo e tem potencial de trazer muitos benefícios para a escola. 

Qual a importância do feedback na avaliação de desempenho dos seus alunos?

A avaliação de desempenho dos alunos deve ser feita constantemente para dar clareza aos educandos de quais são os pontos que eles precisam desenvolver e como eles podem fazer isso. Dessa forma, é possível potencializar a performance dos alunos.

O interessante de utilizar o formato de feedback é criar um ambiente seguro para que os erros possam ser apontados, de modo que esse apontamento não gere traumas ou inseguranças, mas uma autorreflexão, além de trazer motivação.

Importância do feedback na avaliação dos professores

A relação professor-aluno não pode nunca ser algo unilateral, já que os dois são componentes importantes do processo de ensino-aprendizagem, e o sucesso disso depende desse vínculo.

Portanto, é muito importante que exista um espaço aberto e seguro para que o estudante compartilhe os seus pensamentos e sentimentos em relação ao professor e ao trabalho que ele realiza em sala de aula. 

Para o educador ter clareza na visão que os alunos têm dele é fundamental, pois assim ele também pode realizar uma autorreflexão. Isso permitirá que ele saiba quais pontos precisam ser trabalhados para poder auxiliar cada vez mais o desenvolvimento dos seus alunos.

Como realizar a avaliação de desempenho utilizando o feedback 360º?

O feedback 360º é uma avaliação de desempenho em grupo, que irá fornecer informações importantes para guiar o processo de desenvolvimento tanto dos alunos quanto dos professores. 

Essa ferramenta é bem simples de ser executada, mas para dar certo é preciso do engajamento de todos os envolvidos: gestão escolar, corpo docente e educandos.

Como a escola implementa de uma avaliação de desempenho utilizando o feedback 360º

O primeiro passo é determinar quais aspectos devem ser avaliados no feedback de professores e educandos. 

Por exemplo, no caso do corpo docente, é interessante analisar os recursos pedagógicos utilizados em sala de aula. Já nos alunos, o intuito é entender se a habilidade de trabalhar em grupo está sendo desenvolvida.

Faça uma reunião com os gestores escolares e elaborem, juntos, um questionário que promova a autoavaliação. Um com perguntas referentes aos alunos e outro com questões para avaliar os professores. Um exemplo de pergunta é: como você se comporta em um trabalho em grupo? 

Determine no calendário escolar que uma vez por trimestre ou uma vez por semestre irá ocorrer o feedback 360º. É importante que os gestores conscientizem os alunos e professores da importância de participar ativamente dessa atividade.

Como os professores implementam uma avaliação de desempenho utilizando o feedback 360º

O feedback deve ser realizado em sala de aula, portanto, será conduzido pelo professor. 

É importante que ele prepare a turma explicando como será a atividade e falando que é fundamental a participação e sinceridade de todos, explicando que esse é um espaço aberto, seguro, livre de julgamentos.

Ele deve distribuir os questionários para que cada um reflita sobre suas respostas e, em um segundo momento, cada um ─ inclusive o educador ─ deve compartilhar a sua autoavaliação com a turma.

Após todos falarem sua parte, é importante abrir espaço para que outras pessoas da sala também possam comentar a sua opinião a respeito de tudo o que foi dito.

Como os educandos implementam uma avaliação de desempenho utilizando o feedback 360º

Sem o engajamento efetivo dos alunos a atividade não será muito positiva. Por isso, é importante, ao longo de todo o ano letivo, que a cultura do feedback seja estimulada, por meio de one-a-one ou outras atividades de autoavaliação e de avaliação em grupo.

O processo avaliativo é uma ferramenta poderosa em sala de aula! Confira também o artigo sobre o que é avaliação diagnóstica!

Post Anterior

Avaliação Da Aprendizagem — 5 Dicas Para Melhorar O Acompanhamento Do Desenvolvimento Dos Alunos

Próximo Post

Como e Quando Fazer Um Planejamento Educacional

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *