O que é avaliação somativa?

A avaliação somativa tem como finalidade avaliar quais foram as habilidades e competências adquiridas pelo aluno ao final de um processo educacional. 

O objetivo principal de um educador é proporcionar a aprendizagem dos alunos a partir de práticas pedagógicas efetivas e de qualidade.  Para que isso ocorra, é preciso realizar um balanço analítico sobre os resultados obtidos após um processo educacional. A avaliação somativa é a ferramenta que permite esta análise.

No que consiste uma avaliação somativa?

A avaliação somativa é realizada comumente no fechamento de um ciclo de aprendizado, seja ele anual, semestral, trimestral, etc. 

Para quantificar e categorizar os resultados da avaliação somativa, , geralmente as instituições de ensino estabelecem critérios como conceitos ou notas médias a serem atingidos pelos alunos. A atribuição desses conceitos  deve levar em consideração os componentes curriculares que serão ensinados na escola, sendo estes definidos a partir da matriz curricular do Regimento e do Projeto Político Pedagógico (PPP) .

Desta forma, ao final de um ciclo ou de um processo, a instituição poderá analisar o desempenho de cada aluno verificando se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, mas também poderá analisar o desempenho de turmas e séries específicas. 

Características e objetivos dos resultados de uma avaliação somativa

As avaliações somativas são bastante pontuais e devem servir ao propósito de evidenciar o aprendizado obtido ou não pelos alunos ao final de um processo pedagógico, mas também indicar a necessidade de reformulação do próprio processo. Alguns objetivos das avaliações somativas são:

  • informar e permitir a análise do desempenho individual de cada aluno, consolidando o aprendizado ou indicando a necessidade de um trabalho específico de recuperação;
  • permitir o entendimento da heterogeneidade de uma turma de alunos ao final de um processo, identificando quais grupos se adaptaram melhor à metodologia utilizada e quais precisarão de outros estímulos e abordagens;
  • permitir diagnosticar a razão dos resultados obtidos e a reflexão dos professores sobre a própria prática e métodos adotados, implementando as reformulações necessárias;
  • comparar o desempenho entre as diferentes turmas da escola, com vistas a identificar e promover o compartilhamento das melhores práticas entre os professores; 
  • aprovar e certificar alunos que cumpriram os requisitos necessários estabelecidos para a etapa avaliada. 

É importante destacar que a avaliação somativa deve ser apenas parte do processo avaliativo de uma instituição. Juntamente com as avaliações processuais ou formativas, que têm a função de trazer visibilidade sobre a aprendizagem e processos educacionais com uma frequência muito maior, ela consolida o aprendizado dos alunos em determinada etapa e contribui para que a instituição de ensino reavalie o seu currículo pedagógico. 

Agora que você sabe sobre o assunto, que tal começar a implementá-la de maneira consciente em sua instituição  de ensino? Para saber mais sobre o mundo da educação continue acompanhando o blog da Evolucional.

 

Evolucional
Evolucional
A Evolucional utiliza a tecnologia a favor da educação. Presente em escolas de todo o Brasil, por meio de simulados e avaliações com metodologia exclusiva, geramos dados precisos sobre o conhecimento dos alunos e ajudamos as instituições de ensino na transformação de sua gestão pedagógica.

Compartilhar

Copy Link to Clipboard

Copy