fbpx

Aulas Online — Como Superar Os Maiores Desafios Do EAD Na Sua Escola?

Autor: Nenhum comentário Compartilhar:
Como superar os desafios das aulas online

O ensino a distância (EAD) não é novidade no Brasil, mas pegou todas as escolas de surpresa com a pandemia da Covid-19. Com isso, as aulas online se tornaram uma necessidade, mas o nosso sistema de ensino, assim como os profissionais da área, não estava totalmente preparado para lidar com essa mudança tão repentina.

Dessa forma, existem vários desafios a serem superados e, felizmente, a tecnologia educacional é uma forte aliada dos professores e gestores escolares. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

 Neste artigo você verá:

  • maiores desafios das aulas online;
  • como superar os maiores desafios das aulas online com ajuda da tecnologia educacional.

Maiores desafios das aulas online

O EAD já era uma realidade no Brasil, mas ainda ficava muito restrito a alguns cursos profissionalizantes ou ensino superior. Por outro lado, na educação básica, os alunos e professores não estavam acostumados e, muitas vezes, nem preparados para esse modelo.

Os profissionais da educação e os educandos não imaginavam que as suas casas virariam a sua sala de aula. Essa mudança abrupta trouxe consigo vários desafios ─ tanto para quem ensina quanto para quem aprende ─ e a necessidade de reorganizar todo o processo de ensino em pleno andamento do ano letivo.

Confira a seguir os maiores desafios que surgiram com as aulas online:

Desafios que o EAD trouxe para os alunos

O primeiro desafio que os alunos enfrentam é dispor de todos os recursos necessários para acompanhar as aulas online. Tal como uma boa conexão com a internet, um computador, uma cadeira confortável e uma mesa.

Mas não podemos nos esquecer que muitos não possuem um ambiente adequado de estudo em casa, seja pela falta dos recursos citados acima ou por morar em uma casa com muitas pessoas e com muito barulho, por exemplo.

Além disso, se adaptar a esse novo modelo não é nada fácil, requer tempo e estrutura, algo que faltou devido à urgência do isolamento social. Diante disso, é muito comum ver comentários de alunos que dizem ter dificuldade para aprender com as aulas online e de se concentrar nos estudos em casa.

Desafios que o EAD trouxe para os professores

Os professores também enfrentam o grande desafio de dispor de todos os recursos necessários para transformar a sua casa em uma sala de aula.

Além disso, a dinâmica de uma aula presencial é totalmente diferente das aulas online e vários professores não são capacitados para realizar essa adequação. Com isso, eles também tiveram que se desdobrar para se adaptar a esse novo modelo.

Na época que as instituições adotaram o EAD, era comum ver alguns docentes que nunca tinham utilizado nenhum tipo de tecnologia educacional. 

Eles enfrentaram o desafio de ter que descobrir novas formas de acompanhar o desempenho dos alunos, realizar diferentes tipos de avaliações, manter a turma engajada e todas as outras dinâmicas da rotina escolar.

Como superar os maiores desafios das aulas online com ajuda da tecnologia educacional

Já estamos vivendo um contexto de flexibilização do isolamento social e muitas escolas já estão voltando às atividades presenciais. Contudo, o EAD vai continuar sendo uma realidade. 

Para conseguir oferecer o melhor ensino e estimular os alunos a desenvolverem as suas competências e habilidades nas aulas online, é preciso que as escolas invistam na formação de professores

Dessa forma, o corpo docente conseguirá dominar as tecnologias educacionais, que são as principais ferramentas para superar os desafios do EAD, como a falta de engajamento dos alunos.

Para lidar com esse problema, é interessante que o professor proponha atividades de interação entre a turma, como fóruns de discussão, dinâmicas ao vivo e estratégias de gameficação.

A falta de engajamento também pode estar atrelada ao fato de os alunos não conseguirem acompanhar muito bem o andamento da disciplina. Para melhorar essa questão, é preciso que o professor organize o cronograma das aulas e todas as atividades a serem realizadas em cada uma. O Google Classroom é uma ótima ferramenta para esse fim.

O EAD também mudou o andamento dos projetos escolares, mas o Trello é perfeito para gerenciar as atividades da turma.

Outro aspecto que ficou mais complicado no ensino online foram as avaliações, mas para isso, felizmente, existe a Evolucional. Muito mais que uma plataforma de avaliação, o nosso sistema também fornece dados riquíssimos para o desenvolvimento dos alunos.

Com a Evolucional, é possível aplicar avaliações somativas, diagnósticas e simulados no modelo do ENEM, com questões inéditas. 

Com os relatórios de desempenho dos estudantes, os professores e gestores escolares conseguem ter uma visão clara de como está sendo o processo de ensino e aprendizagem, além de terem insumos para definir novos caminhos.

Faça como mais de 4.500 escolas e leve as soluções da Evolucional para o seu sistema de ensino!

Post Anterior

Educação Inclusiva — Entenda O Que É E A Sua Importância!

Próximo Post

Como Fornecer Incentivo Para Alunos Com Dificuldade De Aprendizagem?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *